O pugilista David de Pina enfrenta este domingo Hasanboy Dumatov, nada menos que o actual campeão mundial e medalha de ouro no Rio2016, para a semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. David, que ja garantiu uma medalha para Cabo Verde, vai agora saber qual vai brilhar no peito.
O combate está marcado para às 13h50 em Cabo Verde e tanto o seu treinador, Bruno de Carvalho, como Davi de Pina não descartam qualquer cenário, não obstante o palmares do seu adversário, que vem do Uzeberquistão, foi campeão Olímpico de 2016 e campeão mundo em 2017 e 2023 pela IBA.
“Viemos aqui para conquistar e vamos tentar executar o melhor plano para conseguirmos ainda mais. Viemos para vencer e esse é o objectivo: vencer o próximo combate. Passo a passo”, apontou o treinador, em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa.
Depois de marcar presença em Tóquio2020 através de um “wildcard”, o pugilista conseguiu este ano a qualificação directa para Paris, na última janela mundial em Banguecoque. David tem uma bolsa de solidariedade olímpica de 750 dólares, montante que é insuficiente para garantir a sua sobrevivência.
Desde que garantiu a primeira medalha olímpica para Cabo Verde chamou a atenção da imprensa internacional, que tem se desdobrado em publicar artigos relatando a sua vida e suas lutas para chegar onde está. Davi, que empunhou a bandeira nacional na abertura de Paris2024, tem 27 anos.