O atleta de São Vicente Nélio Cruz revalidou o título este domingo e é agora bi-campeão de Cabo Verde de ciclismo de estrada, prova realizada este fim-de-semana na cidade da Praia. Após vencer o regional da ilha do Porto Grande na semana passada, o ciclista foi o mais veloz e percorrer os 113 quilômetros, com o tempo de 3h45 minora w 05 segundos.
A prova teve partida na Cidade Velha e meta no Estádio da Várzea, com passagem pela Circular da Praia, Milho Branco, Barragem de Poilão, Variante São Domingos e Aeroporto Internacional Nelson Mandela. Cruz chegou apenas um segundo antes do segundo classificado, Eliezer Soares.
“É o segundo ano consecutivo que consigo vencer o Campeonato de Cabo Verde, Este ano foi uma corrida muito mais difícil porque todos os adversário estavam com os olhos postos na minha prestação. É mais difícil defender o título do que ganhar pela primeira vez. Mas estava muito focado”, declarou.
No sábado, a prova de contra-relógio nacional, 26 quilómetros, teve como vencedor Elizer Soares, ciclista da região desportiva do Sal. A corrida contra-relógio marcou o arranque do V Campeonato de Cabo Verde de Ciclismo. Por conta da queda sofrida há duas semanas, Cruz foi o quarto classificado.
O presidente da Federação de Ciclismo, Marques Mendes, aproveitou o evento para sensibilizar os ciclistas sobre os novos regulamentos, mediante a implementação das novas metodologias, adoptadas pela União dos Ciclistas Internacional (UCI), organização da qual Cabo Verde é membro.
C/ Inforpess