O nadador francês Fabian Leroux, que pretendia ligar Cabo Verde e Barbados a nado, foi resgatado após uma avaria na sua embarcação de apoio “Hope Cean”. O alerta foi comunicado via telemóvel de serviço ao Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento no dia 24 de dezembro, quando o nadador solitário de 51 anos se encontrava à deriva a 76 milhas náuticas do Porto Grande do Mindelo, de onde partiu na sua aventura.
Segundo a Guarda Costeira, a primeira intervenção de salvamento foi efectivada pelo veleiro Wolfhound, que se encontrava mais próximo da posição de Fabian Leroux. O iate de bandeira de Malta iniciou o reboque da jangada logo no dia 24 rumo a S. Vicente, mas, na manhã do dia 25 de dezembro informou ao centro de salvamento JRCC que não podia continuar a operação devido as condições em que essa pequena embarcação se encontrava.
Imediatamente foi empenhado o navio de salvamento Ilhéu dos Pássaros, que zarpou do Porto Grande ao encontro do náufrago. O francês foi resgatado pelo navio Ilhéu dos Pássaros, mas teve que abandonar a embarcação de apoio porque os pontos de fixação do cabo de reboque acabaram por se partir. Perante esta circuntância, Fabian Leroux optou por abandonar a sua unidade, que ficou à deriva.
O navio Ilhéu dos Pássaros prosseguiu a viagem para a ilha de S. Vicente, tendo atracado no cais do Porto Grande quando faltavam 15 minutos para as 19 horas. Segundo a Gaurda Costeira, Leroux estava em boas condições de saúde, mas foi mesmo assim encaminhado para o hospital Baptista de Sousa.