Morreu ontem, por volta das 13 horas, António Manuel Silva, mais conhecido por Toy Sarjode, figura icónica do Clube Esportivo Mindelense que granjeava simpatia dos dirigentes, treinadores e atletas que passaram pelo clube ao longo dos anos, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990. Sr. Toy tinha 81 anos e faleceu vitima de doença prolongada.
Toy Sarjode era o braço direito dos dirigentes do C. Esportivo Mindelense. Em uma nota publicada sua página no facebook, este diz que Toy se encostava aos treinadores, fazendo de suporte a tudo o que de expediente necessitavam. “Era pau para toda a obra. Toy fazia parte de um grupo restrito de figuras dos clubes que, como ele, se extinguem…Estou a lembrar-me de Driss e de Djosa Maé Surd, em clubes amigos e adversários”, lê-se.
Problemas de Saúde levaram a que Toy se afastasse das lides do Clube, mas sempre se mantendo informado. “Há um ano e pouco tivemos a grata felicidade de o visitar em Casa no Alto Mira Mar…a Equipa toda num dia de Jogo…as lembranças vieram com as brincadeiras com o Toy Adão e o Guga, Capitães da Equipa e Atletas que com ele privaram. Mais tarde, veio ele visitar-nos, na companhia do filho Calú, que reside na França.”
Nesta altura, prossegue, era visível o seu estado de saúde debilitado. Mesmo assim, tentava mostrar-se resistente. Mas o seu limite chegou e Sr. Toy cumpriu a sua missão. O Mindelense ficou mais pobre. Paz à sua alma.