Pub.
Desporto
Tendência

Mindelense e Derby com jornada dupla: Meias-finais da Taça de S. Vicente quarta-feira e 13.ª jornada do Soncent Superliga no domingo

Pub.

O Mindelense e o Derby, que lideram o campeonato regional de futebol de São Vicente com 26 pontos cada, fazem esta semana uma jornada dupla decisiva para as ambições de ambas as equipas para esta época desportiva. Hoje, quarta-feira, disputam as meias-finais da Taça de São Vicente e, no domingo, voltam a defrontar-se para a penúltima jornada desta temporada do Soncent Superliga. 

São dois jogos que prometem muitas emoções, sobretudo tendo em conta as prestações da jornada anterior em que tanto os “leões” como os “dragões” golearam os seus adversários – Castilho e Batuque – por 4×0. Neste momento, estão em igualdade pontual, seguidos pela Académica do Mindelo e Amarante com 19 pontos, Castilho, 11, Batuque, 10, Salamansa, 08 e Farense 07 pontos.

Publicidade

O treinador do Mindelense faz questão de diferenciar as duas partidas ainda que com a mesma equipa, mas com finalidades distintas. “Cada jogo tem a sua história e os seus intervenientes. Mas vamos encarar as duas partidas com responsabilidade e preparar primeiro para uma e depois para a outra,” explicou Mikki Medina. “Nesta altura, já não há grandes novidades. É uma questão de humildade, trabalho e demonstrar vontade de conseguir resultado perante uma excelente equipa,” pontua. 

Este garante, no entanto, que o Mindelense está preparado e com vontade de vencer as duas disputas, sobretudo porque são jogos para títulos. “Os jogadores têm de fazer apenas aquilo que foi treinado e que é da nossa linha, o que acaba por estragar a nossa estratégia, que já está definida. As equipes se conhecem. Acredito que será um jogo muito difícil para ambas.”

Publicidade

Igual leitura faz o treinador do Derby, Elisandro “Lizy” Mendes, para quem estes são jogos muitos competitivos. A partida das meias-finais da Taça garante a passagem à final e a penúltima jornada do Soncent Superliga lança o próximo campeão regional, diz. “Mas a nossa equipa está focada. Quer o Derby, quer o Mindelense estão num bom momento, pelo que esperamos bons jogos de futebol.”

Lizy diz estar consciente de que estes jogos podem não ser ‘bonitos’ porque são mais duros. “Nestes jogos há muita picardia e mesmo alguma agressividade. São partidas muito táticas, mas cada uma das equipas tem os seus sistemas. O Derby precisa apenas fazer o seu jogo e encarar o desafio com mais responsabilidade. Se em outras partidas demos 100%, agora terá de dar  150.”

Publicidade

Ambos os treinadores esperam, no entanto, que tanto o jogo da Taça de São Vicente como o para a 13.ª jornada sejam bons espetáculos de futebol. 

Ainda para a 12.ª jornada, o Amarante venceu a Académica por 1-0 e Salamansa e Farense empataram (0-0). Mindelense e Derby lideram, agora, com os mesmos 26 pontos, seguidos da Académica e Amarante, ambos com 19 pontos, Castilho, 11, Batuque, 10, Salamansa, 08 e Farense, lanterna vermelha, com 07 pontos. Académica, Amarante, Salamansa e Farense têm um jogo a menos.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo