O treinador italiano Laayouni Musta e a Associação de Futebol de S. Vicente pretendem abrir no próximo ano uma escola de formação de guarda-redes da modalidade na Cidade do Mindelo. A data da abertura não foi revelada, mas Musta assegurou ao Mindelinsite que esta iniciativa é uma prioridade para 2025.
A ideia, segundo Tony Lopes, coordenador desportivo do Real Sociedade, caiu no agrado dos treinadores de guarda-redes tanto das equipas do escalão de formação como dos clubes seniores. “Musta efectuou anteontem duas sessões de treino com a presença de quase 60 participantes, de entre os quais treinadores ligados ao Mindelense, Derby, Falcões do Norte – além das escolas de formação – e, por coincidência ou não, foi lançada no seio do grupo a proposta de se criar uma escola do género em S. Vicente”, revela. O próprio Vozinha, titular da seleção de Cabo Verde, e que chegou a realizar alguns treinos com Musta no ano passado, mostrou também disponibilidade em apoiar o projecto, conforme esta fonte.
Musta esteve durante duas semanas na Cidade do Mindelo, nesta que foi a sua quarta deslocação no âmbito do seu projecto. Desta vez veio acompanhado de um grupo de amigos solidários com a sua iniciativa. Na bagagem trouxeram lotes de equipamentos desportivos – compostos por camisolas, calções, meias, luvas e botas -, que foram entregues fundamentalmente à escola de Nuno Rocha e ao clube Real Sociedade. Ofereceram ainda alguns materiais a uma equipa de Lombo Tanque e a jogadores a nível individual e renovaram as redes do campo relvado de Ribeira d’Craquinha.
A nível social, a ação do grupo foi, entretanto, marcada pela oferta de 200 euros a cada uma de dez famílias pré-identificadas com pessoas portadoras de deficiência, como síndrome de down, paralisia cerebral, cegueira, etc. Segundo Musta, pretendem repetir o gesto em 2025 e beneficiar mais 10 agregados com oferta directa de dinheiro para cobrir necessidades básicas dos doentes.
A nivel desportivo, o projecto vai beneficiar algumas equipas de Santo Antão e das zonas limitrofes de S. Vicente em 2025.