Os Jogos Escolares regionais estão a envolver este ano nada menos que 874 alunos de vários estabelecimentos de ensino básico, na ilha de S. Vicente. Para o coordenador José Rui, este número é satisfatório, ainda mais quando se tem em consideração os efeitos sociais e desportivos que essa actividade costuma provocar nesses pequenos atletas. Como realça esse professor, os jogos incutem nas crianças valores importantes para a vida, como o sentido da solidariedade, amizade e respeito pelo próximo.
Desde Sábado, 9 de Março, que decorrem as competições nas modalidades de andebol, mata, futsal sub-10 e sub-12, gincana, atletismo e velocidade, envolvendo 430 meninos e 444 meninas, com idades compreendidas entre os seis e catorze anos. Hoje acontece a terceira jornada e as meias-finais estão agendadas para depois de amanhã.
O encerramento está previsto para 30 deste mês, Sábado, dia da entrega dos troféus às equipas campeãs. Refira-se que a prova envolve 9 agrupamentos, mais as escolas da Salamansa, Salesiana e S. Pedro, que competem a nível individual.
Natalina Andrade (Estagiária)
O que me intriga é o mistério sobre o motivo porque, excepto no futebol federado, S.Vicente raramente aparece no programa “tribuna VIP”, ou noutras notícias desportivas da TV e da rádio. Pergunto-me: Será por falta de técnidos ou equipamentos na TCV S.Vicente, para se fazerem as coberturas dos eventos? Ou será porque as direções das associações das diferentes modalidades não têm realizações para serem objecto de reportagens? E muitas vezes fica-me a ideia de que é esta última hipótese. Será??? As associações de ciclismo e de atletismo programam e realizam poucas competições e sem uma preparação séria para vencer. Da associação de futebol, só se ouve falar do futebol sénior. Femeninos e masculinos, sub 19, 17, 15 e outros escalões, parece que não existem. E de repente, ouvimos dizer que estão no campeonato Nacional. Do Vóley, Basquete e Andebol, é quase a mesma coisa. Como é que esses atletas se sentirão motivados, quando vêm os atletas das outras ilhas, particularmente da Praia, sempre na crista da onda da Televisão enquanto eles se mantêm sempre no isolamento e no anonimato. O Delegado regional do desporto nunca chamou esses dirigentes para uma conversa (ou várias conversas porque essa gente finge entender mas no fim escolhem não entender) sobre esta questão tão importante? Isto é intrigante!!!
FUTEBOL DE S.VICENTE – 1ª Divisão: MINDELENSE; ACADÉMICA; DERBY; BATUQUE; AMARANTE; CASTILHO; FALCÕES; RIBEIRA BOTE; SALAMANSA; FARENSE (10 equipas).
2ª Divisão: PONTA D’POM; CORINTHIANS; CALHAU; S.PEDRO; CANTARERA; VASQUIANOS; ESTORIL (7 equipas ou mais). Esta é só uma imagem porque não sou eu a escolher a divisão para colocar as equipas.
Os dirigentes que querem o PROGRESSO do futebol nesta ilha, têm de se “JUNTAR” para rebater as ideias daqueles que querem impôr a estagnação.