Pub.
DesportoEscolha do Editor
Tendência

Jogos Escolares da ESAO: Três dias de competição, mais de mil atletas, 90 equipas e 200 jogos

Pub.

Arranca amanhã, 30 de março, os primeiros Jogos Escolares da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de São Vicente (ESAO), sob o lema “Dá o Melhor de Ti”. Serão três dias de competição em seis modalidades – andebol, basquete, voleibol, futsal, xadrez e ginástica rítmica -, envolvendo mais de mil estudantes, distribuídos por 90 equipas. Ao todo, serão disputados cerca de 200 jogos em todas as modalidades colectivas, sem contar a ginástica rítmica e o xadrez, que são competições individuais.

Em conversa com Mindelinsite, o administrador da ESAO e um dos mentores desta actividade explicou que a realização destes jogos é a concretização de um sonho, que começou em 2020, mas que teve de ser adiado por causa da pandemia da Covid-19. Decidiram agora avançar e o que se pretende é que os primeiros Jogos Escolares dos Salesianos sejam uma experiencia desportiva, lúdica, cultural mas, a cima de tudo, formativa, num ambiente familiar e de festa. 

Publicidade

Queremos que os alunos saiam daqui melhor do que vieram. O nosso lema já diz tudo, Dá o Melhor de Ti. Significa que cada um de nós, no desporto e na vida, temos de ser hoje melhor do que fomos ontem. Queremos que esta experiência seja também de superação. Não queremos que os alunos estejam a competir individualmente, mas sim que sejam melhores do que já foram”, diz Francisco Almendra, realçando que a abertura será no dia 30, às 19 horas, no Pavilhão Dom Bosco, na ESAO, e o encerramento dia 2 de abril, com a realização das finais, seguida da premiação. 

Estarão em prova nas modalidades colectivas alunos de sub-11 a sub-15 e, nas individuais, ou seja, xadrez e ginástica rítmica, até ao sub-18. Pela envergadura desta competição, segundo o administrador da ESAO, seria impossível fazer tudo sozinhos, pelo que contam com parcerias do Instituto do Desporto e da Juventude, a Delegação Escolar, Câmara Municipal e de todas as associações desportivas, que assumiram a arbitragem de todos os jogos.  “Estamos a falar, por exemplo, de 68 jogos de andebol e 71 de futsal, que foram assumidas pela Associação Regional de Andebol e pela recém-criada Liga de Futsal. A nível do voleibol não foi possível porque estão em vias de se reconstituir,” detalha. 

Publicidade

A organização dos Jogos conta ainda com apoio da Federação e da Associação de Xadrez de São Vicente e da Associação de Ginástica Rítmica, esta uma das modalidades que também vai estar em competição, por sugestão do IDJ. Francisco Almendra comemora o facto de ser a primeira vez no país que a ginástica rítmica faz parte de uma competição escolar. Destaca igualmente os patrocínios, nomeadamente do Planet Som, que oferece o som de abertura, da empresa portuguesa Dinisa, que disponibiliza todos os troféus, do IDJ, que cede as medalhas, e ainda de várias empresas e instituições. 

Contamos ainda com a participação da maioria das escolas da ilha, o empenho de todos os Conselhos Directivos e dos Responsáveis das Escolas do Ensino Básico”, enfatiza Almendra, que deixa em aberto a possibilidade de continuação dos Jogos Escolares da ESAO, de dois em dois anos.  

Publicidade

Em nome do IDJ, o delegado para a Região Norte informa que a instituição que representa tem como uma das suas prioridades os jogos escolares, que têm tido uma boa dinâmica em São Vicente. Adelino Duarte cita, como exemplo, os Jogos Escolares do EBO em curso junto com a Delegação Escolar de SV e, antes, algumas competições escolares de basquete, que mostram uma preocupação com o desporto escolar na ilha. “Recebemos agora o convite dos Salesianos para sermos parceiros e estamos aqui com muito gosto. O IDJ está extremamente envolvido com o desporto, principalmente com o escolar que vemos como uma continuidade para podermos ter atletas de qualidade no futuro”, assevera. 

Para Adelino Duarte, este é o caminho para se ter bons representantes a nível das selecções, numa altura em que Cabo Verde participa cada vez mais em competições internacionais e é fundamental formar atletas com qualidade. Neste sentido, prossegue, o IDJ tem estado a conversar com a delegação do ME relativamente ao desporto no Básico e, em breve, irá avançar para o Secundário. E os Salesianos são a prova do envolvimento do IDJ em tudo aquilo que diz respeito ao desporto na região.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo