A seleção de S. Vicente procura hoje garantir a passagem à semifinal do torneio inter-ilhas de futsal, que decorre até ao dia 15 na cidade da Praia. Colocada no grupo B, a formação mindelense defronta o combinado da Brava, que perdeu ontem com S. Nicolau por 5 a 4.
Na primeira jornada, os rapazes treinados por Gastão Gomes aplicaram uma goleada de 5 bolas a uma à sua congénere de S. Nicolau, vitória que colocou a equipa em ótima posição para passar à fase seguinte. “Foi um resultado importante porque somos 3 equipas por grupo. Ganhar o primeiro jogo permite-nos colocar um pé na fase seguinte”, comenta o técnico.
A seleção vai defrontar a equipa da Brava com os olhos na vitória, mas Gastão Gomes espera encontrar as dificuldades naturais de um jogo de futsal. O combinado da ilha do Monte Cara, frisa o treinador, está moralizado e focado no objectivo maior que é vencer o torneio. “Somos candidatas, assim como outras seleções presentes neste torneio”, admite.
Segundo Gastão Gomes, foi complicado selecionar os jogadores que integram a seleção. Esse processo ficou, entretanto, mais difícil porque os atletas federados foram impedidos de integrar a seleção de futsal, em S. Vicente. Porém, diz, essa prática não foi aplicada, pelo menos, em Santo Antão. Aliás, diz Gastão Gomes, a equipa da ilha das montanhas tem dois jogadores cedidos por um clube de S. Vicente, o que acha bastante estranho.
“São jogadores que conhecemos e que estão a jogar por Santo Antão. Quanto às outras seleções não temos a certeza se inscreveram futebolistas federados”, comenta Gastão Gomes. A formação do Mindelo, prossegue o nosso entrevistado, enfrentou ainda outro constrangimento porque 3 jogadores selecionados não puderam viajar para Praia devido a compromissos laborais. Estes tiveram que ser substituídos por três colegas do grupo de 16 jogadores escolhidos pela equipa técnica.
Promovida pelo Movimento Juntos pela Oficialização do Futsal, a competição decorre de 8 a 15 de outubro na ilha de Santiago, mais precisamente no pavilhão Vavá Duarte. O grupo A é constituído pelas seleções de Santiago, Boa Vista e Maio; o grupo B por S. Vicente, S. Nicolau e Brava, enquanto Sal, Santo Antão e Fogo ficaram na poule C. Passam à semifinal os primeiros lugares de cada grupo e o melhor segundo classificado.
No domingo, a selecção de Santiago empatou a cinco bolas com a congénere do Maio e fica perto de garantir a passagem para as meias-finais do Inter-ilhas Futsal Cup’2022. É que contabiliza 4 pontos, fruto de uma vitória sobre a seleção da Boa Vista por sete a zero, na primeira jornada.