Aos 58 anos, Bana atinge a sua maior conquista: o Pro-card, atribuído pela IFBB, tornando-se agora um profissional de bodybuilding.
O Campeonato Nacional de Culturismo e Fitness reuniu, sábado, 18 atletas no Anfiteatro José Cabral, nos Espargos, e culminou com a atribuição do primeiro “pro card” do país ao atleta Jorge Duarte, de São Vicente, na categoria de Bodybuilding. A noite de competição contou com a participação de atletas de São Vicente, Santiago, Boa Vista e Fogo, que exibiram meses de dedicação e disciplina em cada pose e rotina. O público presente no Anfiteatro José Cabral testemunhou um “elevado nível” de preparação e paixão pela modalidade, com cada apresentação a ser aplaudida entusiasticamente.
No entanto, o momento mais aguardado da noite, e que marcou um novo capítulo no culturismo nacional, foi a consagração de Jorge “Bana” Duarte, que não só conquistou o título na categoria Bodybuilding, como também alcançou o inédito “pro card”. Este feito eleva Jorge Duarte ao estatuto de atleta profissional, abrindo-lhe as portas para competir em palcos internacionais de maior prestígio e reconhecimento.
“Foi um sonho realizado, muitos anos de preparo e muita dedicação e apesar deste ‘pro card’ chegar um pouco tarde, acredito que ainda é tempo de poder competir a nível internacional já que agora sou considerado um profissional”, sublinhou “Bana” Duarte.
Antes do momento alto da atribuição do “pro card”, o palco do Anfiteatro José Cabral viu outros atletas subirem para competir nas categorias de Classic Physique, Bikini, Wellness e Men’s Physique.
Na categoria Classic Physique, o vencedor foi o atleta da ilha de São Vicente Fredson da Luz.
Em Bikini, também de São Vicente, Fabiene Sousa, foi a vencedora; em Wellness, a grande vencedora foi Ilsevania Alves, igualmente de São Vicente. Já na prova de Men’s Physique, o título ficou com Erickson Lopes, também de São Vicente.
No final do evento o presidente da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH), Bino Santos, deu nota positiva a mais esta edição do campeonato nacional de Culturismo e Fitness, numa noite que, pela primeira vez, foi atribuído um “pro-card” a um atleta no país. “Esta é uma importante conquista para a nossa modalidade tendo em conta que um atleta está a tornar-se profissional na sua terra e pode agora sair para competir profissionalmente a nível internacional”, sublinhou.
Destacou que o evento decorreu na normalidade, com uma boa adesão do público ao evento, mas lamentou a ausência de atletas da ilha do Sal, palco da competição. “Este também é uma chamada de atenção aos atletas do Sal a estarem mais presentes e participativos na competição e esperamos que nos próximos eventos estejam mais engajados”, apelou.
Vencedores da noite:
Bodybuilding:
1.º- lugar: Jorge Duarte (São Vicente) – Pro-Card
2.º- lugar: Kevin Tavares (Boa Vista)
Classic Physique:
1.º lugar- Fredson da Luz (São Vicente)
2.º lugar- Ivo Nbana (Boa Vista)
3.º lugar- Claudino Pereira (Santiago Sul)
Bikini:
1.º lugar- Fabienne Sousa (São Vicente)
2.º lugar- Diana Freire (Boa Vista)
Wellness:
1.º lugar- Ilsevania Alves (São Vicente)
2.º lugar- Diana Freire (Boa Vista)
Men’s Physique:
1.º lugar- Erickson Lopes (São Vicente)
2.º lugar- Adérito Brandão (Santiago Sul)
3.º lugar- Kevin Gomes (Santiago Sul)
C/ Inforpress