Desporto
Tendência

IDJ realiza primeiro Censo do Desporto em Cabo Verde

Está em curso, em todos os municípios do país, o primeiro Recenseamento Geral do Desporto, junto dos agregados familiares, organizações, instituições e infraestruturas desportivas do país. Este censo, que terá a duração de um mês, tem como propósito conhecer a situação desportiva do país e é financiado pelo Banco Mundial.

Um total de 78 agentes, entre inquiridores e supervisores, estão no terreno a fazer este levantamento, que terá duas vertentes, sendo que a primeira refere-se à recolha de dados junto as famílias, através de um inquérito sobre uma amostra de 6.740 agregados, em que serão recolhidos dados sobre a prática desportiva, a procura do desporto e o perfil dos praticantes.

A segunda refere-se à recolha de dados administrativos junto das organizações desportivas – federações, associações, clubes e escolas de iniciação – e das consideradas, por lei, como um subsistema do desporto, designadamente dos ministérios da Educação, da Defesa Nacional e do Turismo e as Câmaras Municipais). 

“Este censo fornecerá um manancial de informações e indicadores referentes aos diversos aspetos como os hábitos desportivos dos indivíduos, a demanda e o consumo do desporto, infraestruturas desportivas existentes no país, organizações desportivas formalmente constituídas, agentes desportivos, entre muitos outros, permitindo informar, compreender, formular, seguir e avaliar políticas e programas sobre o desporto, da melhor forma e com base em informações credíveis”, explica o IDJ. 

O Censo do Desporto é uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas, financiada pelo Banco Mundial. Consiste no levantamento e registo de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional para conhecer a situação desportiva do país, bem como dos diversos factores de desenvolvimento do setor. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo