Pub.
Desporto

Homenagem a Ku Tchuk junta diferentes escalões de futebolistas no campo da Bela Vista

Pub.

O campo da Bela Vista acolheu ontem um torneio em homenagem ao antigo jogador Hélder da Graça “Ku Tchuk”, falecido há dez anos. Tendo em consideração as causas apontadas para a sua morte prematura, este reconhecimento ao contributo que deu ao futebol é também para chamar a atenção acerca das consequências do álcool no desporto e na sociedade.

Nádia da Graça, irmã do malogrado, encontrava-se fora do país a estudar quando recebeu a notícia do seu falecimento e diz-se sensibilizada com esta homenagem. “Meu irmão estava internado no hospital e, de longe, acompanhava o seu estado de saúde. Sei que houve uma época em que começou a beber muito o que o levou a óbito”, lamenta a jovem. Ao mesmo tempo considera este torneio como um chamada de atenção para os jovens sobre o abuso de bebidas alcoólicas para as suas vidas e a estrutura familiar.

Publicidade

Dez anos após o falecimento, é a segunda homenagem que o clube Rudor faz ao antigo atleta que na altura tinha 36 anos de idade. “Ele representou Bela Vista em todos os escalões, for a os veteranos porque partiu mais cedo. Foi importante para o grupo, era um bom atleta, um bom amigo”, diz Luis “Duda” Fortes.

Por outro lado, o torneio serviu para juntar diferentes gerações de futebolistas com o intuito de promover a prática do desporto, independentemente de os jogadores estarem ou não afetos a um clube específico. “Este torneio abrange quatro equipas de diversos escalões da Bela Vista e queremos dar continuidade à organização de torneios para promover algum dinamismo na zona e levar os mais jovens a praticarem desporto”, acrescenta Duda.

Publicidade

A equipa Rudor, onde jogou Ku Tchuk, foi quem venceu o torneio, após derrotar “Debox d’pê d’Mot” por 3 bolas a uma. Stiven, o filho do malogrado, também jogou pela Rudor e foi quem levantou a taça.

Em segundo lugar ficou Debox d’Pê d’Mot, em terceiro o Vasquianos e ADS em quarto. 

Publicidade

A organização contou ainda com apoios de patrocinadores da ilha e de cabo-verdianos residentes em Luxemburgo para a compra dos troféus entregues ontem.

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo