DesportoEscolha do Editor

Hélder Pio vai disputar liderança da Associação Regional de Desporto Adaptado de S.Vicente

Hélder Pio, que integrou a anterior direcção, vai concorrer a liderança da Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV), marcado para 26 do corrente mês. Inicialmente previsto para o último sábado, 13 de novembro, o pleito foi adiado para “uma melhor organização do processo”, de acordo com este candidato. 

Ao Mindelinsite, Hélder Pio explicou que decidiu concorrer para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pela direcção anterior, encabeçado por Alcindo Lopes, e que conseguiu catapultar a ilha de São Vicente para a liderança do desporto adaptado em Cabo Verde. “Quero dar uma cara nova e uma nova dinâmica a esta associação”, diz este entrevistado Mindelinsite, que transita da anterior direcção.

Candidato único apoiado pelo presidente cessante, Helder Pio promete trabalhar para criar melhores condições de trabalho para os atletas inscritos na associação. “Neste momento temos 20 atletas associados. No dia-a-dia deparamos com grandes dificuldades. Por exemplo, não temos uma pista de corrida em São Vicente. Treinamos na rua e no Adérito Sena, que também não é apropriado”, descreve. 

Para além do desejo de contribuir para a melhoria da pratica deste desporto em São Vicente, Hélder Pio afirma que foi incentivado também por seus pares. “Também conto com apoio dos atletas praticantes do desporto adaptado na ilha. Foi uma grande motivação para mim porque quero ver os atletas com diferentes níveis de deficiência física e praticar desporto, mas sobretudo em boas condições.” 

Não obstante a falta de condições, Helder Pio garante que São Vicente tem se destacado no desporto adaptado, caso do velocista Carlos Araújo, que conquistou uma medalha de ouro no “Jesolo 2121” na Itália, de Heidilene Oliveira, que conquistou três medalhas, incluindo um ouro no Grand Prix Series’2022 que decorre na Tunísia, ainda do atleta Ivan Candeias, no arremesso de peso, de muitos entre outros. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo