A associação Djeu.cv vai lançar no próximo ano o primeiro circuito nacional de natação em mar aberto, com provas nas ilhas de Santiago, Boa Vista, Maio e S. Vicente. A primeira competição está agendada para fevereiro com Volta a Djêu da Praia, a segunda em abril no Maio e a terceira no mês de julho na ilha da Boa Vista. A final será disputada em agosto em S. Vicente, com o já tradicional percurso praia da Lajinha – Ilhéu dos Pássaros, ida e volta, numa distância de 5,2 quilómetros.
“A distância será igual em todas as ilhas para podermos realizar a prova dentro dos parâmetros internacionais, que estipulam o mínimo de 5 quilómetros”, explica Jandir Pina, co-fundador da Djeu.cv, organizadora da prova Volta a Djêu, em S. Vicente.
Segundo Jandir Pina, para um atleta ser declarado campeão nacional terá de compertir em todas as ilhas. Serão apurados os vencedores por ilha e depois o nacional, nos escalões masculino e feminino. O campeão deverá representar Cabo Verde na competição de mar aberto Lisboa-Cascais, agendada para setembro.
Entretanto, amanhã acontece a 10 edição de Volta a Djêu, com o concurso de 23 nadadores, 5 dos quais do escalão feminino, das ilhas de S. Vicente, Sal, Boa Vista, Santiago e de Portugal. Os atletas do Maio, Brava e Fogo não conseguiram ligação para poderem estar na Cidade do Mindelo a tempo da corrida.
Às oito horas arranca a corrida, que terá este ano um reforço no domínio da segurança. Cada nadador será acompanhado por um caiaque, além dos barcos de apoio da Guarda Costeira e da Polícia Marítima e ainda vários jet-ski. O título masculino será defendido pelo português Fábio Samuco e o feminino por Jéssica Silva.
Estão programadas actividades paralelas, com uma prova de 1.800 metros de veteranos acima dos 50 anos e disputas de 50 e 100 metros no sentido paralelo a praia da Lajinha entre crianças dos 12 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos, respectivamente.