Pub.
Desporto
Tendência

Direitos humanos e orientação profissional são novidades do ‘Verão Aminga’ em SV

Pub.

O Campus de Verão Aminga 2023, que decorre desde ontem, 10, até o dia 16 de julho na Escola Salesianos de Artes e Ofícios em São Vicente e conta com a participação de 86 alunos, traz como novidades para esta edição, aulas sobre direitos humanos e orientação profissional. Já a nível desportivo mantem as modalidades habituais: andebol, voleibol e basquetebol. 

De acordo com Elisabeth “Bety” Gomes, os alunos terão durante esta semana aulas de andebol, vôlei e basquetebol e ainda inglês, informática, teambuiding, artes. Ddireitos humanos e orientação para a carreira são as novidades. “Introduzimos estas aulas de direitos humanos porque entendemos que os alunos têm alguma noção, mas não aprofundam neste tema. Consideramos que é uma mais valia para poderem estar mais conscientes dos seus direitos e deveres, Quanto à orientação para a carreira, foi uma decisão lógica tendo em contra que trabalhamos com a faixa etária dos 13 aos 17 anos.”  

Publicidade

Entende esta responsável que, nesta fase, os alunos começam a decidir os caminhos que devem seguir em termos de formação profissional, ou seja, a delinear o seu futuro. Para ministrar estas aulas, diz, foram convidadas algumas pessoas de diferentes áreas, que vão falar da sua trajetória profissional e papel na sociedade. “Temos pessoas da a área do desporto, tendo em conta que os alunos podem se identificar por estarem no campus de desporto, mas também da política, psicologia, entre outros. Estes convidados têm a responsabilidade de orientar e ajudar estes alunos a encaminhar na vida. Sabemos que, muitas vezes, estão por sua conta em termos de escolhas e orientação para carreira.” 

Nesta 3ª edição Campus de Verão Aminga conta com um staff nacional (São Vicente e Praia) e internacional (Estados Unidos, Inglaterra, Iraque, Portugal e Senegal). Bety Gomes justifica toda esta diversidade como forma de colocar os alunos em contacto com pessoas que optam pelo voluntariado. “Queremos incutir este espirito nos participantes e mostrar-lhe que qualquer pessoa pode fazer voluntariado. É uma forma de também estarem conscientes sobre tudo o que podem fazer em termos de voluntariado”, acrescenta, lembrando que este evento apoia a capacidade atlética, mental, educacional e o bem-estar dos jovens dos países menos desenvolvidos através de uma programação desportiva, educacional, avaliação comportamental e aulas de meditação e ioga.

Publicidade

O campus de verão é organizado pela ONG Aminga-Youth Sports Development Program (Programa de Desenvolvimento do Desporto Juvenil) com sede em Miami, Estados Unidos da América, e certificada como Organização cooperativa estrangeira sem fins lucrativos em Cabo Verde.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo