Pub.
Desporto
Tendência

Desportivo de Fonte Francês e ABC iniciam com vitória disputa do nacional de voleibol feminino

Pub.

As equipas Desportivo de Fonte Francês e ABC da Praia iniciaram com vitória a disputa do nacional de voleibol feminino, campeonato que decorre no pavilhão desportivo de Monte Sossego, em S. Vicente.  Nos jogos de abertura realizados ontem à noite, o clube campeão do Mindelo derrotou a formação do Paulense Voley por 3 sets a zero, o mesmo resultado que as abecedárias da Capital obtiveram no confronto com o Seven Stars, campeã nacional em título e segunda representante da região desportiva de Santiago Sul.

Conquistados os primeiros pontos, o treinador do Desportivo de Fonte Francês, Americo Lopes, mostrou-se orgulhoso do desempenho do plantel. Butcha afirma que intensificou o treino da equipa logo após o término do regional, tanto no aspecto físico como a nível técnico para melhorar ainda mais o desempenho da equipa, “A ansiedade é muita, mas acima de tudo tentamos sempre manter a equipa motivada para aquilo que são os desafios que iremos encontrar ao longo destes dias do campeonato.”

Publicidade

Butcha, praticante de Voleibol desde 1994, refere-se ao Desportivo de Fonte Francês como uma equipa que lhe causa imenso orgulho desde a sua criação em 2011 e que ao longo dos anos tem tido vitórias quase que consecutivas. Assim sendo, anseia pelo título nacional numa ilha em que o voleibol é um desporto “enraizado”, mesmo que haja muita necessidade de formação de jovens e apoio aos clubes, principalmente a nível financeiro. No entanto, considera que tem havio uma visível evolução da modalidade. “O empenho de todas as jogadoras tem sido elevado, tanto as que participam pela primeira vez no campeonato nacional como as que têm bastante experiência.”

É o caso de Paulina, nº7 do Desportivo de Fonte Francês, jogadora há 7 anos, considerada uma atleta sagaz, cuja performance foi crucial para a vitória do clube frente ao Paulense de Santo Antão. A jovem mostra-se satisfeita com a conquista. Apesar de a equipa não ter participado do nacional na época anterior, Paulina acha que este ano está melhor preparada, com uma frente agressiva, disposta a conquistar o título.

Publicidade

Quanto ao Paulense Voley, o treinador Célio Duarte admite que houve falhas no desempenho da equipa devido a falta de ritmo e ao nervosismo. Na sua leitura, no primeiro set as meninas tentaram mostrar as suas aptidões, mas acabaram por ser dominadas pela ansiedade nos dois restantes. “Mas continuamos focados, pois ainda temos algo a dizer neste nacional. O objetivo é representar condignamente Santo Antão e para isso confio plenamente nas minhas atletas.”

A segunda partida da noite foi marcada pelo domínio do ABC sobre o Seven Stars, actual campeã em título. A equipa vermelha e branca demonstrou muita destreza e versatilidade durante a disputa, que venceu por 3 sets a zero.

Publicidade

O treinador do ABC, Paulo Martins, admite que a equipa entrou com o pé direito na prova e espera que as jogadoras continuem nessa senda. Na sua perspectiva, a vitória é o resultado da preparação que o ABC fez para o nacional, depois de enfrentar muitos desafios na presente temporada.

O título nacional de voleibol feminino é discutido entre o Desportivo de Fonte Francês, campeão de São Vicente, Paulense Voley de Santo Antão, ABC e Seven Stars de Santiago Sul e Graciosa de Santiago Norte. A prova é disputada no sistema todos contra todos a uma volta, com as meias-finais entre os quatro primeiros classificados. A final está marcada para 11 de agosto.

Andrea Lopes (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo