O Futebol Clube Derby de São Vicente venceu a Ultramarina de São Nicolau em jogo da 5ª e penúltima jornada do campeonato nacional de futebol, com dois golos de Rodrigo, que soma quatro golos na competição. Depois de estar a perder, após o golo madrugador de Romário, os azuis e brancos deram a volta ao marcador e saíram do estádio Orlando Rodrigues com os três pontos.
Os “Dragões” da Praça Estrela, que faziam o seu primeiro jogo sob o comando do novo treinador, Elisandro Mendes “Lisy”, entraram em campo nervosos, ansiosos para regressar às vitórias, após o empate consentido em casa, na jornada anterior, frente ao Sanjoanenses. Mais tranquila, a Ultramarina jogava melhor e inaugurou o marcador logo aos primeiros minutos, por intermédio de Romário.
Inconformado, o Derby resolveu correr atrás do prejuízo e, aos 24 minutos, estabeleceu a igualdade, golo assinado por Rodrigo, que rasgou a defesa e obrigou o guarda-redes da Ultramarina a ir buscar a bola no fundo das redes. Nesta altura, jogava-se bom futebol e a bom ritmo no Orlando Rodrigues.
Foi com este resultado que as duas equipas foram para o balneário. No regresso para a segunda metade, Rodrigo voltou a fazer o gosto ao pé, fazendo a cambalhota no resultado. O cronômetro marcava então 21 minutos de jogo. O campeão de São Nicolau jogava então com menos um jogador.
O placar final foi de 2×1 com o Derby a somar 10 pontos, segundo classificado do grupo C. Fica assim muito perto de conseguir uma vaga na próxima fase do campeonato nacional. Numa breve reação, “Lisy” admitiu que o jogo era para ganhar e importava mais a vitória do que a exibição.
Na outra partida do grupo C, Boa Vista da Praia venceu Sanjoanenses por 2×1, repetindo o resultado da primeira volta em Santo Antão. Para o grupo B, Palmeiras do Sal derrotou o Varandinha de Santiago Norte por 4×0, enquanto Morabeza da Brava e o Barreirense do Maio empataram a uma bola.
No Fogo, a Académica recebeu e venceu o Rosariense por 3×1, jogo que classifica o Académico do Sal para as meias-finais, não obstante a derrota inesperada frente ao Juventude do Norte por 0x2.