Os atletas que vão disputar o TriOcean – prova composta por natação, atletismo e ciclismo – começaram a chegar a S. Vicente, provenientes das outras ilhas. As primeiras caravanas desembarcaram ontem no Porto Grande com doze elementos vindos do Sal, S. Nicolau e Boa Vista. Hoje à noite são esperados mais 11 competidores das ilhas do Maio, Brava e Santiago, que serão transportados pelo navio Dona Tututa. Amanhã chega à cidade do Mindelo a delegação da ilha de Santo Antão no navio Armas pelas nove horas, com 7 elementos.
As equipas estão a ser instaladas no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol e no sábado, véspera da corrida, terão um encontro colectivo para reconhecimento dos percursos no mar e em terra. A viagem, hospedagem e alimentação são assumidas pelo Ministério do Mar, assim como os prémios.
O TriOcean é uma actividade desportiva enquadrada no programa da sexta edição da CV Ocean Week, semana dos oceanos organizada pelo Ministério do Mar e que decorre de 12 a 17 de novembro em S. Vicente. Trata-se de uma prova de âmbito nacional, em forma de estafeta, inspirada no Triatlo.
Disputada por equipas, a competição começa com uma corrida de natação na praia da Lajinha num percurso horizontal de um quilómetro. De seguida, cada nadador passa o testemunho para o ciclista, que vai pedalar entre Lajinha e a localidade de São Pedro, ida e volta, numa distância de 14 quilómetros. A disputa prossegue com a corrida de sete quilómetros pelas principais artérias da cidade: Lajinha, Rua de Praia, Praça Estrela, Rua de Coco, Av. 12 Setembro, Rotunda da Ribeira Bote, Av. Cidade Invicta, Cruz João Évora, Enacol Fonte de Meio, Madeiralzim, Chã de Alecrim, com meta na Lajinha.
A expectativa de Anísio Évora, coordenador das actividades da CVOW, é que a competição, que encabeça a programação de Ocean Week, possa durar uma hora e meia.