Desporto
Tendência

Confirmado para final de setembro, nacional de andebol masculino será financiado com patrocínio conseguido pela FCA

O campeonato nacional de andebol masculino será disputado na cidade da Praia de 23 a 30 de setembro, no limite do início oficial da próxima época desportiva, que arranca a 1 de outubro. Após vários contratempos, que ditaram o adiamento consecutivo da prova, o presidente da FCA assegurou ao Mindelinsite que a mesma foi finalmente agendada para essa data.

No entanto, a competição não será financiada com a verba do Instituto do Desporto e da Juventude, como era expectativa da FCA. Segundo Tony Teixeira, até ao momento o IDJ não libertou a terceira tranche devida ao andebol com base no contrato-programa assinado entre as duas instituições. “A situação do desbloqueio da verba continua igual”, revela Teixeira. Com base nas suas informações, a terceira tranche, estimada em 6.000 contos, já deveria estar libertada, o que dava para realizar as provas nacionais em feminino e masculino. É que, explica, a partir do momento em que FCA envia comprovativos e estes são confirmados pelo IDJ, o instituto tem 15 dias para depositar a tranche consecutiva.

Para poder realizar o nacional masculino, a FCA está a recorrer ao valor de um patrocínio, que, segundo Teixeira, será reposto assim que receber o dinheiro do IDJ.

O nacional de andebol masculino vem sendo arrastado, o que tem desmotivado os jogadores dos clubes campeões de S. Vicente: o SC Farense, vencedor do campeonato regional, e Atlético do Mindelo, campeão nacional em título.

Conforme nota da FCA, as equipas das outras ilhas devem começar a chegar a Santiago no dia 21 e cada comitiva deve ser constituída por 18 elementos, sendo 16 jogadores e dois dirigentes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo