Com muita garra, Artur Silva venceu a corrida São Silvestre em São Vicente, competição que ja tinha ganho em 2019 e 2020 nos seniores masculinos 10 quilômetros, seguido por Edy Cardoso e Mily Brito. No feminino, a vitória foi de Etelvina Reis. Subiram ainda no pódium Crisolita Rodrigues (2º) e Elisiane Santos (3º).
Artur Silva, atleta da Escola de Atletismo Dimaz, confirmou o favoritismo e venceu a São Silvestre 2021, disputada em São Vicente esta sexta-feira. Finalizou a prova com o tempo de 30 minutos. Em declarações à imprensa no final, o atleta garantiu que o segredo para esta conquista, a terceira consecutiva, é “muito trabalho”.
“O segredo é treinar forte, seguir os planos, respeitar os horários de dormir e ter cuidado com a alimentação”, afirmou Artur, que aproveitou para agradecer o presidente da escola, Ary Dimas Gomes, a mãe que cuida da sua alimentação e a organização da prova, e deixou um feliz ano novo para todos os participantes e o público presente.
Apesar de ter sido a primeira vez que fez o percurso, com partida da Lajinha, passagem por diversas artérias da ilha e término na Rua de Lisboa, Artur Silva acredita que fez o seu melhor tempo. “Foi uma corrida puxada porque tive com colegas alguns atletas nacionais. Por outro lado, o arranque foi muito forte. Mas consegui manter o ritmo.”
Para além de Artur, foram premiados ainda nove atletas nos seniores masculinos, três nos seniores feminino, veteranos masculinos e femininos (+50 e +40 anos), juniores masculino e feminino. É o caso, por exemplo, da jovem atleta Tainara Cunha, 15 anos, que veio de Santo Antão para conquistar o primeiro lugar.
Ao Mindelinsite, a jovem, que faz parte da Escola Tal Domus Nostra, confessou que é a primeira vez que participa em uma corrida fora da sua ilha. “Foi uma boa corrida e fiquei muito satisfeita por ter ganho o primeiro lugar, sendo que ê a minha primeira corrida fora. Espero continuar a treinar e a evoluir para poder correr distancias mais longas.
A tradicional corrida de S. Silvestre contou com a participação de atletas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo. Foi disputada nas modalidades 10 km com partida da praia da Lajinha e 5 km com partida na Rotunda da Ribeira Bote e meta na Rua de Lisboa. Foram atribuídos taças, medalhas e prémio monetário.