Cerca de 70 crianças participam amanhã, dia 1 de junho, num minifestival de basquetebol no polidesportivo de Monte Sossego, o primeiro organizado pela Escola La Família, formada por Zé Baía, na ilha de S. Vicente. Este evento envolve alunos dos escalões sub8, sub10 e sub12 e, segundo o técnico mindelense, esta é a primeira vez na idade do Mindelo que uma escola realiza jogos com a participação de crianças de cinco anos de idade.
“Este é um sonho que venho acalentando desde que abri a minha escola. Não foi realizado antes porque não tinha alunos suficientes”, afirma Zé Baía, que considera uma experiência espectacular trabalhar com meninos e meninas do escalão baby-basket, que engloba crianças dos 5 anos de idade. Para ele é muito gratificante incutir a paixão pela modalidade ainda nessa faixa etária.
Dada a evolução técnica dos alunos, Zé Baía perspectiva jogos de “boa qualidade” amanhã no polidesportivo entre os jogadores das seis equipas constituídas para o minifestival. Como explica, há dois anos que vem trabalhando arduamente com os alunos da sua escola. As aulas decorrem todos os dias no polidesportivo de Monte Sossego e no campo do centro social Nhô Djunga. “Hoje não posso reclamar-me das condições que tenho para trabalhar porque tenho dois espaços disponíveis, bolas e, o mais importante, alunos”, considera o formador, que vive exclusivamente das actividades da sua escola.
A instituição trabalha com crianças, adolescentes e jovens, tendo alguns dos alunos formados seguido rumos além-fronteira. Segundo Zé Baía, a escola conseguiu enviar dez alunos para estudar, um dos jogadores ganhou uma bolsa para se formar nos Estados Unidos, tem actualmente dois atletas a jogar na Espanha e enaltece o facto de Patrick “Gianis” Spencer, um dos jovens que frequentou a sua escola, integrar a seleção nacional que vai disputar o Mundial de Basquetebol este ano.