Cerca de 40 crianças e 10 adultos participam amanhã à tarde no XIII Baptizado e Troca de Corda da Associação Abadá Capoeira, na ilha de S. Vicente. A par do evento, que acontece no Centro Cultural do Mindelo, a organização tem em curso uma campanha de doação de sangue, com o slogan “Juntos, salvamos vidas. Não é sangue, É amor!”
Segundo Nailton Lopes, a Adabá Capoeira costuma associar causas sociais aos seus eventos na cidade do Mindelo. Desta vez, o foco foi a recolha de sangue para ajudar o Banco de Sangue do Hospital Baptista de Sousa a manter o seu stock a bom nível. “Começamos o processo de sensibilização nas aulas, conversando com os alunos e os encarregados de educação. Depois expandimos a iniciativa para a sociedade”, explica o responsável da escola em S. Vicente. Adianta que a associação vai estar a auxiliar o HBS na campanha de sensibilização até 14 de junho, dia internacional de doação de sangue.
O programa inclui ainda um festival de interpretação de músicas de Capoeira, denominado CantAbadá, que será realizado na Escola Salesiana. Os melhores intérpretes serão premiados e, para Nailton, este tipo de momento pode ajudar a revelar potenciais artistas musicais.
O XIII Baptizado tem como convidados especiais os instrutores Patcha e Dumbo e os graduados Risonho, Zulu e Capineiro, que virão das ilhas de Santiago, Boa Vista e Sal.