Pub.
Desporto
Tendência

CAN: Marcos Soares e Mathaus contam com energia positiva dos cabo-verdianos no jogo com Ruanda

Pub.

Os jogadores Marcos Soares e Félix Mathaus estão a contar com a energia da nação cabo-verdiana no jogo desta quinta-feira com Ruanda, a ser disputado no Estádio Nacional pelas 15 horas. Ambos reconhecem que será complicado jogar sem público nas bancadas, devido a pandemia, mas asseguram que isso não irá influenciar a performance da equipa nessa importante partida de apuramento para a CAN-2022, campeonato que acontece nos Camarões. “Ter o apoio dos adeptos dos clubes é diferente da vibração de uma nação num jogo da seleção, mas sabemos que as pessoas vão estar em casa a dar-nos força e certamente que vamos sentir a vibração daquela onda positiva. Há momentos em que os adeptos nos empurram, mas estaremos a fazer a nossa parte com os nossos colegas”, diz Soares. O atleta relembra, no entanto, que as equipas começam a ficar habituados com as bancadas vazias nos estádios europeus devido a pandemia.

Chamado à última hora para integrar os “tubarões-azuis, Mathaus apela aos cabo-verdianos para acompanharem o jogo onde estiverem e ajudem a equipa a conseguir a vitória. O jogador vai estrear-se no Estádio Nacional, um “piso diferente” daqueles a que está habituado, mas mostra-se satisfeito com os treinos e adaptação. Por isso, para ele, é de esperar uma prestação positiva de Cabo Verde na terceira jornada do grupo F.

Publicidade

O combinado liderado pelo técnico Bubista fez ontem mais um treino com 23 dos 25 convocados e, conforme a FCF, houve mudanças na convocatória. Devido a pandemia e lesões, informa a federação, foram dispensados os jogadores Mário Évora, Patrick Andrade, Zé Luis, Kenny Rocha, Bruno Leite e Willy Semedo. Foram convocados Márcio da Rosa, Felix Mathaus, Helder Tavares, Kevin Oliveira, Platiny e Djaniny Semedo.

O confronto entre Cabo Verde e Ruanda será dirigido pelo árbitro ganês Daniel Ayi Laryea, coadjuvado pelos assistentes Kuasi Brobbey e Paul Atimaka, ambos também do Gana. O quarto juiz será Adaari Latif.

Publicidade

Cabo Verde recebe Ruanda no dia 12 em casa para cinco dias depois jogar com a mesma seleção no Estádio Regional de Kigali na quarta jornada. As partidas da quinta e sexta jornadas serão disputadas em marco de 2021 frente aos Camarões e Moçambique, as restantes equipas do grupo F. Relembre-se que Moçambique e Camarões partilham a liderança desta poule com quatro pontos cada, Cabo Verde está na terceira posição com 2, enquanto Ruanda continua sem pontuar.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo