Pub.
Desporto
Tendência

Cabo-verdiano consagrado “Atleta Masculino do Ano” na Gala do Desporto da Universidade do Minho 

Pub.

O cabo-verdiano Luiz Alexandre foi eleito “Atleta Masculino do Ano” na XXII Gala do Desporto da Universidade do Minho esta segunda-feira, 9 de outubro, evento organizado pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em colaboração com a Associação Académica (AAUMinho).

Publicidade

Estudante de mestrado em Engenharia Eletrónica industrial e Computadores, o atleta de Kickboxing, Luíz Alexandre foi na época 2022/2023 Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade na variante Lightkick (75kg) e Lowkick (-71kg) e também Ouro no Coletivo. Arrecadou ainda o Bronze no Europeu Universitário da modalidade k1 de menos 71 quilos.

Publicidade

Participei ainda de algumas competições fora do âmbito académico e venci. E tive um convite para representar a bandeira portuguesa no mundial de Kickboxing, que aconteceu em Portugal”, explicou este atleta, fixando como meta mais a conquista do 1º lugar de campeonato europeu universitário.

Enquanto isso, diz que o seu maior desafio é conciliar a vida de estudante e de atleta de competição, sem uma bolsa. “Infelizmente, pedi ajuda ao Instituto do Desporto e Juventude, mas fui negado. Quero levar a bandeira de Cabo Verde para todas as competições que participo, mas sem apoio não posso fazer nada. Conto apenas com ajuda dos meus país e alguns amigos em Portugal.”

Publicidade

Por causa disso, diz-se se sentir limitado. “Há muitas oportunidades fora de Portugal que gostaria de aproveitar. Mas, infelizmente, não tenho capacidade financeira para tal. Muitas vezes tenho de trabalhar para custear a minha presença em algumas provas. O meu lema é ‘ hard work pays the effort’.”

Luiz Alexandre aproveita para agradecer os familiares que, mesmo longe, apoiam esta sua paixão, os amigos, colegas da universidade e de treino, à família Oliveira e, principalmente, o seu treinador, que dá tudo de si para fazer dele o atleta que é, e à Universidade do Minho pelo reconhecimento. 

A gala do desporto presta homenagem aos estudantes/atletas e treinadores da Universidade do Minho que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de “Podium” na época desportiva 2022/2023.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo