A seleção de basquetebol de Cabo Verde venceu hoje o Ruanda na terceira e última jornada da fase de grupos por 82 – 74 e passou para a segunda ronda do Afrobasket-2021. Os pupilos de Mané Trovoada beneficiaram do confronto directo com os ruandeses e do cesto average e asseguraram a primeira posição do grupo A, que concede a Cabo Verde o acesso directo às quartas-de-final. Já Ruanda e Angola, respectivamente segundo e terceiros lugares do grupo A, ainda vão jogar uma pré-qualificação para continuarem na prova.
Com uma vitória e uma derrota, Cabo Verde tinha que ganhar para poder conquistar a passagem sem sobressaltos à fase seguinte. Entrou com agressividade e assertivo na partida e foi para o intervalo com uma vantagem de 22 pontos. Os pupilos de Mané Trovoada venceram os 3 primeiros períodos, mas descarrilaram no quarto tempo. Ruanda venceu este parcial por 31-14, fruto da pressão que impôs a Cabo Verde e que levou o combinado nacional a cometer várias falhas e a sofrer contra-ataques. Mas esse resultado foi insuficiente para assegurar a vitória dos ruandeses.
Questionado na conferência de imprensa se, após vencer Angola e Ruanda, o céu é o limite, o técnico Mané Trovoada negou essa pretensão e assegurou que o foco é seguir enfrentando cada jogo com garra e determinação. O treinador dos tubarões-azuis mostrou-se orgulhoso da prestação dos jogadores e enfatizou que agora o jogo mais importante é o que vem a seguir.
Já Fidel Mendonça salientou que, antes de chegar ao Afrobasket, Cabo Verde não era a pior equipa do mundo e que não é por causa das vitórias alcançadas até agora que se torna agora na melhor. “Continuamos com a mesma humidade, a respeitar os adversários e a fazer o nosso caminho. Sabemos que a partir de agora é a doer, com equipas fortes e experientes, mas temos as nossas armas e mantemos os pés assentes no chão”, frisou Fidel, que deu os parabéns a Ruanda e Angola.
Cabo Verde deve voltar ao campo daqui a dois dias, mas ainda não foi revelado o nome do seu adversário na primeira partida das quartas-de-final. Nas restantes poules, a Tunísia, Cote d’Ivoire e Senegal passaram em primeiro lugar, com 4 pontos cada.