Já está em Cabo Verde a delegação que representou o país no XXV Jogos das Ilhas, após uma boa prestação em Córsega, na França. Ao todo os atletas nacionais conquistaram cinco medalhas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Depois de Marina Delgado, de 12 anos, subir no lugar mais alto do pódio em Córsega na quarta-feira 24, na prova de 1.500 metros na categoria sub-16, e do velocista Josimar Lopes arrecadar o prata, na prova dos 100 metros, na sexta-feira, a seleção seleção cabo-verdiana voltou a brilhar.
Conquistou ainda mais uma medalha de ouro em 3000 metros feminina e outra de prata nos 200 metros masculinos. Ainda no mesmo dia a equipa de basquetebol 3×3 masculina disputou a medalha de bronze, tendo ficado na 4 posição.
A seleção nacional de atletismo foi comandada pelo treinador Pascoal Dias. Integraram a comitiva os atletas Joel Balde; Josimar Lopes (medalha de prata em 100 e 200M); Willian Lopes; Patrick Cabral; Daíra dos Santos (medalha de bronze nos 800M); Shaila Gonçalves; Jeisilene de Carvalho Monteiro; Emely Tavares e Marina Cibelle Delgado (medalha de ouro nos 1500 e 3000M).
Cabo Verde esteve representado nesta competição destinada à categoria sub-16, com uma seleção composta por 18 alunos vencedores das Olimpíadas do Desporto Escolar, que competiram nas modalidades de atletismo e basquetebol. Para o Ministério da Educação, esta é mais uma prova de como as olimpíadas são uma motivação e força para os jovens promessas e para o desporto nacional.