Cabo Verde está a preparar para participar a partir de 13 de agosto, sexta-feira, na Olimpíada de Xadrez Online, organizada pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Trata-se da sua segunda participação consecutiva na competição, que decorrerá na plataforma da chess.com. Os jogadores têm 15 minutos para completar a partida.
Para a constituição da equipa nacional, de acordo com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, a FCX e a sua Direcção Técnica, usaram como critério a disponibilidade e participação em competições online realizadas anteriormente e aprovadas pela entidade, bem como a força de jogo e performance dos atletas neste tipo de competições. “O abandono em competições online anteriores, ou a frequente indisponibilidade para nelas participar, foram factores de inelegibilidade para a constituição da equipa nacional”, esclarece em comunicado.
Cada equipa, prossegue, será composta por 6 elementos obedecendo ás seguintes imposições: 1.º e 2.º tabuleiros—Open; 3.º e 4.º tabuleiros—Sexo feminino; 5.º tabuleiro—Open U20; 6.º tabuleiro—U20 sexo feminino.
Assim, a constituição da equipa nacional inscrita para estas Olimpíadas: 1.º Tabuleiro – MI Mariano Ortega; 2.º Tabuleiro – David Mirulla; 3.º Tabuleiro – Célia Rodriguez; 4.º Tabuleiro – Akiane Moreno; 5.º Tabuleiro – Bruno Santos; 6.º Tabuleiro – Loide Gomes. Como suplementos, estão Luís Fernandes; José Carlos Vaz; Tiago Pinheiro (U20).
“Para a competição deste ano inscreveram-se cerca de 190 equipas, pelo que o objectivo da nossa equipa será fazer melhor que o ano passado e passar à fase seguinte. Para isso, a equipa já se está a treinar ás ordens do nosso Director Técnico Nacional o Mestre Internacional Mariano Ortega”, finaliza a nota.