Pub.
DesportoEscolha do Editor
Tendência

Cabo Verde na semifinal do “Afrobasket”: Trovoada revela que Edy ficou com corpo todo arranhado e critica árbitros

Pub.

O treinador Mané Trovoada revelou que o poste Edy Tavares ficou com o corpo todo arranhado no jogo com a formação do Uganda, disputado esta tarde na Kigali Arena, a contar para a semifinal do Afrobasket-2021. O técnico cabo-verdiano afirmou durante a conferência de imprensa que fez fotografias dos hematomas e ferimentos sofridos pelo jogador maiense e que serão publicadas para comprovar a forma como o atleta foi tratado durante a partida.

“É fundamental para o nosso Afrobasket termos um jogador da dimensão atlética do Edy Tavares, que é um dos melhores postes da Liga Europa, senão o melhor. Hoje ele chegou ao balnear todo machucado. Se os nossos árbitros não têm capacidade para perceber que isto é basquetebol e deixam que um jogador como Edy Tavares seja massacrado dessa forma, é bem provável que ele não venha no futuro. E vamos perder um grande jogador nesta nossa competição”, alertou o técnico da equipa cabo-verdiana, que pediu aos juízes que pensem nessa consequência. Aliás, Trovoada referiu que isso podia também acontecer com um jogador de outra seleção.

Publicidade

Deixada a mensagem, Trovoada, que dedicou a vitória a um colega angolano falecido há uns meses, deixou claro que Cabo Verde vai jogar para vencer a Tunísia, campeã em título, na semi-final. O técnico dos tubarões-azuis está ciente de ir defrontar uma equipa experiente, pelo que não prevê um jogo fácil. No entanto mostra-se confiante na capacidade e força dos seus pupilos.

Numa partida (video) assistida pelo presidente do Ruanda e o treinador da Tunísia, Cabo Verde foi superior em campo e venceu os ugandeses por 79 a 71 na Kigali Arena. Apesar de ter mantido a vantagem no placar nos quatro parciais, o jogo foi equilibrado, aliás, considerado difícil por Mané Trovoada. A formação nacional chegou a ter 12 pontos de vantagem, mas sofreu quebras sistemáticas de concentraçao que permitiram a seleção da Uganda subir e encostar-se ao marcador.

Publicidade

Valeu a boa prestação de Jeff Xavier, Edy Tavares, Joel Almeida e Fidel Mendonça, que mostraram sangue frio e eficácia nos instantes mais importantes do jogo. Jeff soube ser o cérebro da equipa, Edy Tavares a força e autoridade debaixo da tabela, Joel e Fidel os atiradores de 2 e 3 pontos, Ivan, mesmo lesionado, teve mãos afinadas para quebrar a recuperação dos ugandeses…

Esta é a terceira vitória de Cabo Verde no Afrobasket-2021, que derrou Angola e Ruanda na fase de grupos. Após terminar em primeiro lugar na poule A, e qualificar-se para os quartos-de-final, Cabo Verde agora está nas meias-finais. Sábado defronta Tunísia, um jogo para ganhar, nas palavras de Mané Trovoada.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo