Pub.
Desporto
Tendência

Cabo Verde começa hoje a disputar o campeonato africano online individual de Xadrez

Pub.

Cabo Verde começa a disputar hoje o 2021 African Online Individual Chess Championships com uma equipa composta por 4 xadrezistas nas categorias Open, Feminino, Veteranos e Sub-20 Feminino. Na primeira secção, a equipa nacional é representada por Mariano Ortega, Mestre internacional e quarto no ranking inicial. Este competidor, conforme a FCX, tem na sua frente os dois melhores jogadores africanos da actualidade.

Coube a Célia Guevara a responsabilidade de lutar pela bandeira azul e branca no escalão feminino. A competidora cabo-verdiana esta num grupo com 31 xadrezistas inscritas, algumas consideradas as melhores do momento em África.

Publicidade

Na secção sub-20 Feminino, Cabo Verde inscreveu a jogadora Loide Gomes, cotada na 28 posição do ranking inicial. Já no grupo dos Veteranos, onde estão apenas 9 inscritos, Luis Fernandes é o jogador representante dos Tubarões-azuis, estando no último lugar do ranking inicial.

A prova é organizada pela Federação Africana de Xadrez, decorre na plataforma Tornelo e as partidas serão jogadas ao ritmo de 25 minutos, com 10 segundos de incremento por lance, a partir do primeiro movimento.

Publicidade

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo