Pub.
Desporto
Tendência

Cabo Verde coloca Eslovénia em modo sobressalto no Mundial de Basquetebol: Nikolić admite que foi um “jogo inesperado”

Pub.

A seleção de Cabo Verde colocou hoje a poderosa equipa da Eslovénia em modo sobressalto no jogo da terceira jornada da fase de grupo do Mundial de Basquetebol. O combinado esloveno acabou por vencer a partida por 92 x 77, mas foi uma vitória com gosto amargo, como reconheceu o jogador Aleksej Nikolić, que milita no clube Partizan. “Foi um jogo duro e inesperado. Eles merecem os parabéns”, declarou o atleta em conferência de imprensa. O próprio Luka Doncic, melhor marcador da formação da Eslovénia com 19 pontos, fez questão de oferecer a sua camisola ao técnico Emanuel Trovoada, o que pode ser entendido como um acto de respeito da parte do atleta da NBA. Gesto que Trovoada fez questão de enaltecer e agradecer.

Contra todos os prognósticos, Cabo Verde defrontou em pé de igualdade a Eslovénia, uma potência europeia da “bola ao cesto”, oitavo lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Basquetebol. Os “Tubarões-martelo” entraram determinados a jogar para vencer e não se deixaram intimidar pelos pergaminhos dos adversários. Betinho, o melhor pontuador da equipa azul e branca, e companhia fizeram uma partida “enorme”, comprovada nos parciais dos quatro períodos: 24×21 no primeiro, 21×17 no segundo, 24×17 no terceiro e 23×22 no quarto tempo.

Publicidade

Dados que comprovam a garra dos pupilos de Mané Trovoada, que fizeram de tudo para não deixar a potente Eslovénia distanciar-se no marcador. O segundo período mostrou uma ligeira ascendência da Eslovénia, que emplacou um 45×38, numa altura em que Betinho já se destacava nos arremessos de 3 e 2 pontos. Só no terceiro 10 minutos é que a equipa liderada por Luka Doncic conseguiu 10 pontos de vantagem, a maior até então. No entanto, a formação europeia iria aumentar para 21 pontos de avanço no último tempo.

Mesmo assim, Cabo Verde não jogou a toalha ao chão e fechou o perido com o score 65×59. Nos momentos finais, a Eslovénia fez o sprint e fechou o jogo por 92×77, uma diferença de 15 pontos que não desmerece a qualidade de jogo da formação atlântica.

Publicidade

Seguem para a próxima fase a Eslovénia, seis pontos, e a Geórgia, com 5 pontos, mercê da vitória sobre a Venezuela. Cabo Verde somou 4 pontos e ficou em terceiro lugar, e vai agora defrontar a Finlândia amanhã pelas 06.30 e o Japão no dia 2 de setembro em partidas que contam para o ranking global da FIBA e a qualificação para os Jogos Olímpicos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo