Pub.
Desporto

Balizinha d’Pion: Quatro duplas procuram hoje conquistar a Taça Zeferino

Pub.

A terceira edição do campeonato Balizinha d’Pion termina hoje à tarde, dia de S. Miguel Arcanjo, com a disputa dos jogos da semifinal e finalíssima, na praia da Lajinha. Terminada ontem a fase de grupos, as duplas Reiny/Hélio, Andy/Ravi, Bruno/Djodje e Ilídio/Vaduca conseguiram passar à etapa seguinte e ficar em boa posição de conquistar o almejado troféu.

Conforme dita o regulamento, Reiny/Hélio, vencedores do grupo A e campeões em título, jogam com Andy/Ravi, segundo classificado da poule B, enquanto os irmãos Bruno e Djodje, primeiros classificados do grupo B, vão defrontar a dupla composta por Ilídio/Vaduca, segundo lugar do agrupamento A.

Publicidade

Pelo nível de jogo apresentado pelas equipas, a expectativa aponta para partidas equilibradas. Até o momento, Reiny/Hélio, actuais detentores do ceptro, conseguiram só vitórias, o que faz a balança pender pelo lado dos campeões. No entanto, basta um deslize para perderem o título. É que terão pela frente dois jogadores experientes, que já participaram nas duas primeiras edições. Um deles chegou a ganhar o primeiro campeonato, logo a sua equipa tem todos os argumentos para defrontar a dupla até então imbatível.

No outro grupo, as apostas estão também equilibradas. Os irmãos Bruno/Djodje têm do seu lado a qualidade dos piões, aliada a uma boa dose de agressividade em campo. Mas enfrentam uma equipa que não lhes fica atrás no tocante à técnica e determinação em campo. Faculdades estas bem incorporadas pelo jogador Ilídio, considerado um dos mais rápidos em acção. E nesta prova, a velocidade pode traçar a linha entre a “vida” e a “morte”.

Publicidade

Desde 31 de Agosto que o campeonato Balizinha d’Pion marca presença no areal da praia da Lajinha todos os Sábados e Domingos. Esta prova, que envolveu 14 duplas, tem atraído a atenção de vários adeptos do jogo, emigrantes e turistas. Este ano, a competição foi dedicada à memória do conhecido comerciante Zeferino Cid. A organização decidiu, deste modo, atribuir o nome Taça Zeferino ao campeonato. A entrega do troféu à equipa vencedora será feita por um familiar do falecido. Após este momento, os jogadores vão brincar ao jogo do pião à moda antiga, com partidas de “Tess-Tess” e “Ptá na brok”.

À semelhança do ano passado, os piões que caírem no buraco serão oferecidos às crianças, em vez de serem destruídos. É que o principal objectivo da iniciativa é resgatar o jogo d’pion em S. Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo