A associação Amigos de Cabo Verde na Suécia faz esta tarde a entrega de um lote de aproximadamente mil camisolas de atletismo a sete entidades sócio-desportivas de S. Vicente, Santo Antão e Santiago. Segundo Alicia Borges, os materiais foram ofertados por Carlos Neto Amado, de São Tomé e Príncipe, ex-recordista nórdico de 400m na categoria de veteranos (Club, Hässelby SK) e o transporte para Cabo Verde assegurado pela associação sediada na Suécia, de que faz parte da direção.
Os materiais, na sua maioria camisolas, serão distribuídos para o Centro Educativo Novos Amigos, Escola de Futebol da Ribeira Bote, Associação Madeirense, Escola de Atletismo DIMAZ , Escola de Atletismo Domus Nostra, Associação Desportiva Guardiões e Real Sociedade. A entrega dos materiais será concretizada pelas 16 horas no Centro Educativo Novos Amigos, na Ribeira d´Craquinha.
Fundada em 1991 por ex-cooperantes suecos nos anos oitenta, a associação Amigos de Cabo Verde na Suécia tem mantido uma dinâmica de apoio a projectos de carácter social no arquipélago. Segundo a emigrante e activista Alicia Borges, a Associação conta hoje com o envolvimento de cabo-verdianos residentes nesse país europeu e tem mantido um programa de apadrinhamento de associações cabo-verdianas e criou um fundo para apoiar projectos de caracter social. Até o momento mantém uma parceria com a associação Black Panthers, cidade da Praia, e por isso a mais beneficiada do programa de apadrinhamento e apoio ao centro infantil MiniBlack. O Centro Educativo Novos Amigos e a Escola de Futebol da Ribeira Bote, entre outros, também já foram beneficiados do fundo de projetos. A par disso, a referida associação sediada na Suécia fez uma angariação de fundos para ajudar famílias vulneráveis na sequência dos impactos da pandemia da Covid-19.