Pub.
Desporto
Tendência

Alargamento do mandato da direção de 3 para 4 anos na primeira AG da ARDA-SV

Pub.

A Associação Regional de Desporto Adaptado de S.Vicente (ARDA-SV) realiza a sua primeira assembleia geral, sob nova direcção, no dia 2 de março, na Escola Secundária Jorge Barbosa. A data coincide com o primeiro aniversário da escritura desta associação sem fins lucrativos, criada com o único propósito de congregar no seu seio todos os que queiram dar a sua contribuição para o desenvolvimento do desporto adaptado na sua área de jurisdição.

Nesta assembleia magna vão ser apresentados o relatório de contas e do plano atividades ano 2024. Mas, um dos pontos mais importantes desta reunião será a alteração dos estatutos. “Neste momento, o mandato da direcção da ARDA tem a duração de três anos. Vamos propor que seja aumentado para quatro, tendo em conta que, do nosso ponto de vista, três anos é insuficiente para o tanto de trabalho que esta associação exige”, justifica o presidente, Helder Pio. 

Publicidade

Prestes a completar 19 anos de existência – foi fundada a 3 de agosto de 2005 -, a ARDA-SV só conseguiu a sua oficialização no ano passado, sob a égide da atual direcção, eleita a 26 de novembro de 2022. “Temos trabalhado arduamente para conseguir legalizar a nossa associação e, paralelamente, para desenvolver as nossas atividades desportivas e continuar a ganhar. “

Em jeito de exemplo, Helder Pio cita a ousadia de realizar, pela primeira vez na história da associação, uma corrida paralímpica de São Silvestre nos dias 29 a 31 de dezembro de 2023. No dia 29, diz, a prova de velocidade 100 metros para atletas com deficiência visual (T1, T12 e T13) foi ganha por Heidilena Oliveira. Na corrida de resistência de 5 km para deficientes visuais (T11, T12 e T13), os vencedores foram Crisanto Lopes (1º) Ricky Mota (2º lugares).

Publicidade

Na corrida de resistencia 5 km para deficientes motores (T44, T45 e T47), o vencedor foi Carlos Araújo e, na prova de resistência 5 km Special Olympics e paralisia cerebral (T20 e PC1) o campeão foi Jorge Pascoal. A nível nacional, a ARDA-SV é tetracampeã, tendo conquistado o último titulo no XI° Campeonato Nacional do Desporto Paralímpico, Canadep’2023, realizado na Praia nos dia 13 a 15.

No regresso a São Vicente, a comitiva, constituída por 15 atletas, trouxe na bagagem 20 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e quatro de bronze.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo