Pub.
Desporto
Tendência

Ocean Race: Tripulante chinês decide ficar no Mindelo – “Descansar, apreciar a cultura e procurar área de investimento”

Pub.

Os veleiros da fragata Ocean Race que anteontem à tarde partiram do Porto Grande para novas aventuras marítimas “esqueceram” um marinheiro em terra, na cidade do Mindelo. Trata-se do chinês Hao Ming, membro da tripulação do barco Biotherm, que se apaixonou de tal forma por S. Vicente que decidiu ficar mais uma semana para curtir o modo de vida mindelense, conhecer a ilha de Santo Antão e, quem sabe, escolher uma área para investimento.

Ming, 40 anos, chegou à baía do Porto Grande a bordo do veleiro Biotherm no dia do ano novo chinês e com a presença do Embaixador de Pequim na ilha de S. Vicente, o que, para ele, é um bom presságio. Aliás, foi logo acolhido pela comunidade chinesa residente na terra do Monte-Cara e quer aproveitar o pouco tempo para travar o máximo de amizade com os seus conterrâneos.

Publicidade
8 January 2023, IMOCA In-Port race in Alicante: Biotherm & Holcim – PRB Team

“Confesso que fiquei impressionado com a paisagem desta ilha e com este povo simpático. Vê-se um olhar em cada rosto”, diz este amante dos mares, que integra uma regata da Ocean Race pela primeira vez.

Produtor de conteúdo televisivo, Ming pretende fazer investimentos em Cabo Verde. À priori, pensa eleger as áreas das artes/cultura e navegação marítima, associadas à sua expertise no domínio da produção audiovisual. “Cabo Verde tem uma cultura incrível e uma música vibrante. Adorei ver o Carnaval e a actuação dos artistas. Todo este ambiente deixou-me fascinado”, confessa Ming, que ficou também impressionado com a beleza e qualidade das praias da ilha de S. Vicente.

Publicidade

Anteontem à tarde, Ming viu os colegas deixarem a cidade do Mindelo no barco de categoria Imoca60 debaixo de salvas de palma de centenas de pessoas. Primeiro foram os veleiros VO65 a fazer a largada um a um do pontão. Depois os velozes Imoca60 cruzaram a baía do Porto Grande, sob a presença imponente do Monte-Cara, para uma nova aventura, agora rumo a África do Sul. 

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo