Pub.
Desporto
Tendência

2. edição do campus de verão Aminga introduz a modalidade de andebol e mais quatro disciplinas

Pub.

A segunda edição do campus de verão Aminga regressa à cidade do Mindelo no próximo mês de julho com o mesmo número de participantes (128), mas com mais 4 disciplinas e a introdução do andebol na lista das modalidades desportivas. Devido ao aumento das actividades, os colaboradores internacionais mais do que duplicaram, tendo passado de 14 para trinta.

O evento, que decorre de 11 a 17 desse mês nas instalações da escola salesiana do Mindelo, vai passar a incluir o ensino do basquetebol, voleibol (que constaram da primeira edição) e do andebol, que será coordenado pelo professor e treinador Jean Pierre. Para além das disciplinas de inglês e informática, este segundo campus será reforçado com mais quatro áreas formativas: artes, direitos humanos, robótica e resolução de problemas.

Publicidade

Segundo Elisabete Gomes, a programação do campus não vai, no entanto, sofrer alterações. “Iremos testar os participantes antes e depois do campus para o despiste da Covid-19; fazer uma sessão de orientação dos pais/encarregados de educação e participantes no dia anterior ao arranque do evento, ou seja no dia 10 de julho. Neste encontro vamos apresentar os procedimentos e esclarecer dúvidas”, informa a directora da logística do campus Aminga.

À semelhança do ano passado, as aulas começam às oito e terminam às 18 horas e os participantes terão direito a três refeições diárias durante toda a semana de treinamento.

Publicidade

Em termos de apoio, para além da plataforma Gofoundme e as parcerias com empresas cabo-verdianas e internacionais, a organização introduziu as categorias “padrinhos” e “madrinhas”. Gomes adianta que já têm a confirmação da ex-jogadora portuguesa da NBA Ticha Pinheiro como madrinha para o basquetebol, enquanto o basquetebolista profissional português Neemias Queta, também da NBA, assumiu-se como padrinho da mesma modalidade. Por seu lado, o brasileiro André Stein, campeão mundial e tricampeão brasileiro de vólei de praia, será o padrinho para voleibol.

“Tendo em conta a aceitação do campus pelos participantes, pais/encarregados de educação, professores e treinadores temos esperança de contar este ano com um maior apoio das entidades governamentais, empresas e de particulares”, enfatiza Elisabete Gomes. Esta representante da Aminga na cidade do Mindelo salienta que assinalou 198 inscritos para esta edição, na sua maioria de jovens interessados em aprender basquetebol e andebol. Porém, tendo em conta o número limite de participantes por modalidade, terão de fazer testes de seleção. Já no tocante ao vólei, todos os inscritos ficam apurados para as aulas, por serem menos que o previsto.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo