Pub.
Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Vindos do Oriente será o primeiro a desfilar no Carnaval do Mindelo, seguido de Flores do Mindelo – Restantes grupos vão a sorteio

Vindos do Oriente será o primeiro grupo a desfilar no concurso oficial do Carnaval do Mindelo no dia 4 de março. A informação foi avançada ao Mindelinsite pela presidente do VO, Dirce Vera-Cruz, após um encontro com o Conselho Deliberativo e a direção da Ligoc-SV realizado na semana passada. Entretanto, a Ligoc-SV programou para sábado um evento para apresentação dos grupos oficiais e o sorteio de saída no concurso.

Um dos temas sobre a mesa nessa reunião, conforme Dirce Vera-Cruz, foi o sorteio da saída dos cinco grémios que este ano disputam o título máximo do concurso oficial. “Fomos informados que Vindos do Oriente será o primeiro a sair devido a nossa ausência nos desfiles. Para mim, enquanto jurista, não seríamos o primeiro. Acontece que há uma lacuna clara no Regulamento, que apenas prevê que o último lugar do concurso anterior seria automaticamente o primeiro a desfilar no desfile seguinte”, argumenta a dirigente. Acrescenta que não está nada previsto nas regras quando a situação envolve ausência, embora, no caso do VO, diz, os motivos sejam evidentes e plausíveis: os falecimentos da Dona Lily e da filha Cely Freitas, que ocupavam os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Na sua perspectiva, VO deveria integrar o grupo de sorteio.

Publicidade

No encontro, Dirce Vera-Cruz foi informada, no entanto, que houve um acordo entre os grupos em 2019, ano em que VO não saiu, sobre o regresso de um concorrente que esteve ausente dos desfiles. Nestes casos, ficou determinado que será o primeiro a desfilar, princípio que, aliás, foi aplicado ao Estrela do Mar. “Perante esse acordo, acabamos por aceitar a decisão da maioria”, assume. Por outras palavras, ficou decidido que VO abre o desfile.

Entretanto, o segundo grupo a entrar na avenida será Flores do Mindelo, por ter ficado em último lugar no concurso do ano passado. Deste modo, irão participar no sorteio apenas os grémios Monte Sossego, Cruzeiros do Norte e Estrela do Mar num evento a ser realizado pela Ligoc-SV no dia 8 de fevereiro na praça Don Luiz. Um dado interessante é que os grupos poderão trocar de posição com outro desde que haja acordo.

Publicidade

Segundo Dirce Vera-Cruz, Vindos do Oriente está preparado para sair em qualquer lugar. Aliás, considera que abrir o desfile vai até trazer vantagens para a agremiação. “Podemos fazer o nosso desfile e a dispersão na tranquilidade. Além disso não corremos o risco de ser o último a sair, o que poderia cansar os nossos foliões devido ao tempo de espera no meio do frio”, elenca a presidente do VO, para quem é muito provável que o desfile deste ano possa ir até de madrugada devido a quantidade de grupos. Lembra que há muito tempo o Carnaval não era disputado por cinco grupos e perspectiva um concurso intenso e bem disputado.

O VO vai apresentar 3 carros alegóricos, além do trio eléctrico e a comissão de frente. Pretende sair com 1000 a 1200 foliões e assume a responsabilidade de manter ou melhorar a qualidade dos shows apresentados quando era presidido pela empresária Lily Freitas. No seu regresso ao asfalto após uma ausência de quatro anos, o grémio aposta no enredo “As filhas de Ísis, no berço da vida, lutas e conquistas” e faz uma homenagem a Dona Lily, Cely Freitas e às mulheres cabo-verdianas.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo