Pub.
Pub.
CarnavalCultura

Vindos do Oriente prepara assalto com 1000 foliões na “noite” do Samba Tropical

O Vindos do Oriente pretende fazer um assalto de carnaval com pelo menos mil foliões no dia 4 de Março à noite, véspera do desfile official, com saída antes ou depois do grupo Samba Tropical. Há uma semana que esse grémio formulou o pedido de autorização à Câmara Municipal de S. Vicente, enquanto entidade responsável pelos desfiles de animação, mas até hoje ainda não recebeu qualquer resposta da autarquia. Mesmo assim, a direcção do VO continua a trabalhar o seu plano, que inclui animação com um trio eléctrico, que irá interpretar a música “Superstar na Bollywood”, da dupla de compositores Jotacê e Anísio.

Os ensaios, segundo Cely Freitas, irão decorrer no mês de Fevereiro, apenas aos sábados e domingos na praça Dom Luís e no parque de estacionamento da Enapor, na Avenida Marginal. “Quando anunciamos a nossa retirada do desfile oficial muitos dos nossos foliões solidarizaram-se com a direcção do grupo, mas ao mesmo tempo ficaram tristes porque queriam ver o Vindos do Oriente de novo no asfalto. Deste modo decidimos organizar este assalto, que é aberto a todos aqueles que quiserem sair connosco”, explica essa dirigente do VO.

Publicidade

Tratando-se de um assalto, o grupo não pretende sair com nenhum carro alegórico. Apenas com a “vibe” dos foliões. “Queremos fazer algo bem organizado, como é do timbre do grupo. Haverá camisolas para identificar os membros, mas é normal que o povo queira integrar esse momento de folia”, acrescenta Lily Freitas, a presidente do Vindos do Oriente, que promete uma festa de arromba na noite que antecede o grande desfile oficial. Aliás, o grupo programou um baile de máscara para o dia 16 de Fevereiro nos seus estaleiros na Enapor para cerca de 2000 pessoas.

A saída do Vindos do Oriente na tradicional “noite do Samba” promete, entretanto, suscitar a sua dose de polémica. Há quem veja isso como uma “provocação” do grupo, uma forma de tirar foco e brilho ao Samba Tropical, na senda dos problemas com a LIGOC-SV e que ditou o autoafastamento dos bicampeões do concurso do dia 5 de Março. Mas, para Lily Freitas, o Carnaval é uma manifestação cultural popular, pelo que ninguém pode augurar tratamentos de exclusividade. Além disso, prossegue, esse assalto irá levar mais folia ao centro da cidade do Mindelo, pelo que, para o grupo, sair antes ou depois do Samba não faz a menor diferença.

Publicidade

“Segunda à noite é do Mindelo e não de este ou aquele grupo, embora estejamos cientes de que o Samba tem sido o único grupo a sair nesse dia durante todos estes anos. Mas, e se por ventura decidirmos ficar a sair na segunda à noite e exigir os mesmos privilégios?!”, exclama Lily Freitas, que deixou claro, no entanto, que o VO não pediu e nem vai pedir financiamento para o assalto. Por outro lado, faz questão de clarificar que a LIGOC-SV não tem nada a dizer sobre este assunto porque foi credenciada para organizar apenas o desfile dos grupos oficiais, o que não é o caso.

O Mindelinsite tentou saber a posição do Samba Tropical sobre a pretensão do Vindos do Oriente, mas foi impossível chegar à conversa com Daia Leite, por se encontrar fora do país. No entanto, uma outra fonte desse grupo deixou perceber que a saída do VO em nada vai prejudicar o show que o Samba pretende levar para o asfalto do Mindelo.

Publicidade

Kim-Zé Brito

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. BOA NOTÍCIA!! A presença do Vindos do Oriente é fundamental como a de qualquer dos grupos de S.Vicente mas, pedia duas coisas. Ao VO que cuide do seu discurso. O discurso de confrontação não é proveitoso. O VO vem para acrescentar brilho e não para desafiar ninguém. Ao Samba, que seja simpático com o vindos do Oriente, porque o brilho do Samba ninguém pode tirar. Assim como ninguém pode tirar o brilho de nenhum dos grupos. Concentração no bom entendimento mesmo que hajam diferenças e discordancias. O último pedido vai para a CÂMARA MUNICIPAL: Se há 7 dias que o VO entrou com o pedido de autorização, não se compreende essa demora. A Câmara deve ser a primeira na ilha a dar o exemplo e conceder essa autorização. A Câmara municipal tem de estar acima de tudo e simplesmente contribuir para o brilho do carnaval e da participação de qualquer grupo que tenha a estatura dos grupos de S.Vicente. A demora é motivo de impaciencia, de desestabilização, de desmoralização e tudo isso só prejudicará a ilha.

  2. Mas ainda não conhecemos a resposta da Câmara municipal. Assim que isso acontecer, esperamos receber a notícia imediatamente. Penso que a Câmara deve procurar ser mais expedita. Seja para dizer um sim, seja para dizer um não, embora todos esperamos o “SIM” claro.

  3. Se a Câmara, como já nos habituou, tem dificuldades em ter uma resposta, uma ideia cansebida para apresentar, podia então, pelo menos, convidar o Vindod do Oriente para discutirem o assunto, de onde poderia até surgir uma nova ideia.

  4. O Vindos do Oriente pode sair no Sábado ou em qualquer dia. Vou concordar. O Samba Tropical e o Vindo do Oriente podem chegar a um entendimento que até pode ser para determinar um dia diferente. Também vou concordar. Mas o que é surreal em tudo isto, é a Câmara Municipal fazer-se de morta no meio de tudo isto, como se a ilha não lhe diz respeito. Será sobranceria? Arrogância? Ignorância? Enfim, não sabemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo