Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Vindos do Oriente anuncia “festa de havaiana” como primeiro sinal do seu provável regresso ao “sambódromo” do Mindelo

O concurso oficial do Carnaval do Mindelo poderá contar no próximo ano com o regresso do grupo Vindos do Oriente, que tem estado ausente dos desfiles devido ao falecimento das dirigentes Lily d’Chala e Cely Freitas, respectivamente em 2022 e 2023. Já no dia da atribuição dos prémios do Carnaval 2024 esta informação começou a circular na Rua de Lisboa, dando conta da realização de dois encontros que tiveram sobre a mesa o provável regresso do grémio ao asfalto. Porém, ainda é cedo para haver qualquer garantia.

O primeiro sinal neste sentido foi o anúncio no Facebook da Festa de Havaiana no dia 6 de julho na praia da Baía das Gatas, um convívio sempre aguardado pelos foliões e apoiantes do grémio. Aliás, várias pessoas já partilharam o cartaz, que tem suscitado enorme entusiasmo entre os internautas.

Publicidade

Abordada pela agência Inforpress, a jurista Dirce Vera-Cruz assume haver uma forte vontade no seio de um grupo de foliões de ver o VO voltar a brilhar no Carnaval d’Soncent. O retorno seria também uma forma de homenagem a Dona Lily e Cely, mãe e filha, que tinham os cargos de presidente e vice-presidente do grupo.

Segundo essa fonte, a comissão de gestão do VO tem estado a apalpar terreno, a angariar os apoios necessários ao regresso em força ao desfile oficial. Conforme apurou o Mindelinsite junto de fonte ligada ao Vindos do Oriente, a proposta é levar para Rua de Lisboa um desfile com a mesma qualidade ou ainda superar as expectativas. O grupo está ciente de que o regresso do VO, sempre candidato ao título, será avaliado à lupa pelos foliões, daí reinar ainda uma certa prudência. Aliás, Dirce Vera-Cruz deixa em aberto dois cenários: o desfile no concurso oficial ou um regresso em jeito de homenagem a Dona Lily e Cely Freitas.  

Publicidade

Em declaração à Inforpress, a actual presidente da comissão de gestão adianta que a festa de havaiana, que a direção costuma realizar há vários anos, é para mostrar à população que VO quer regressar. Admite, no entanto, que o desafio é grande porque o grupo ficou completamente desestruturado após os falecimentos de Lily Freitas e Cely Freitas.

Uma semana após a festa de havaiana, o grupo deverá participar no “Carnavala”, evento enquadrado no festival Kavala Fresk para promover o Carnaval e servir de fonte de rendimento aos grupos oficiais. Ainda em finais de julho deve acontecer uma assembleia geral para eleição da nova equipa directiva do Vindos do Oriente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo