Cultura
Tendência

URDI: “Marra” vence concurso de design “Lossguia-Mar na Criação”

A peça “Marra”, de autoria de Ines Alves, venceu o concurso de design “Lossguia-Mar na Criação”, na quadro da 5ª edição da URDI, organizada pelo Ministério da Cultura, sob a égide do Centro Nacional de Artesanato e Design. O anúncio foi feito ontem, durante a abertura do Salão de Design Created in Cabo Verde, que decorreu no Centro Cultural do Mindelo. 

Este concurso, refira-se, decorreu sob o lema Equilíbrio, Ecologia e Criatividade. Na descrição da peca, Inês Alves explica que, “Pelas ruas da cidade do Mindelo tem-se vindo a multiplicar o uso da bicicleta, um meio de transporte não poluente e de uso saudável.” 

Para a organização deste concurso, é neste sentido que esta proposta surge como uma peça de mobiliário urbano feita em betão armado. “Assemelhando-se à letra “m” de mar – e de marrá, a peça vencedora cria um diálogo com a ideia de atracagem. Faz-se uma homenagem ao mar, através de um equipamento de apoio às zonas costeiras e balneares do país e à reutilização de resíduos que se multiplicam pelos oceanos, através da redução dos inertes necessários para a execução do betão”, diz o MCIC. 

A peça tem 70 cm de altura e, segundo a sua criadora, permite atracar – marrá – bicicletas. Serve também de assento, oferecendo apoios para os pés. “Em planta, este equipamento assemelha-se à letra ‘m’ do mar e de marrá, criando assim um dialogo com a ideia de atracarem. Para além disso, pretende-se fazer uma homenagem ao mar, através de um equipamento de apoio às zonas costeiras e balneares do país”, lê-se na memória descritiva. 

Foi ainda pensado, diz, enquanto módulo que pode ser repetido e agrupado. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo