Tarrafal de SN e São Filipe são os municípios convidados da 8ª edição Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde
Tarrafal de São Nicolau e São Filipe na ilha do Fogo são os municípios convidados desta 8ª edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde, que arranca esta quarta-feira 29 de novembro e vai até o dia 03 de dezembro, sob o lema “Emigração na poética das ilhas”. Na bagagem, estes dois municípios trazem concertos com os artistas Vânia Mendes e Augusto Cego (S. Filipe) e Revan Almeida, Fatinha, Ivone Ramos e Zé Cakay, Didi& Sr. Tomás.
A abertura da feira será presidida pelo Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, momento antecedido do concerto “Norberto Tavares” com Zé Viola. Segue-se uma visita guiada, DJ Tchitche e “Urdi d’pôs d’ hora”. Para o dia 30 esta agendado o arranque das “Grandes Conversas” no Centro Cultural do Mindelo, sendo o I painel “O Imaginário Criativo de Luísa Queirós, tendo como oradores Ana Cordeiro, Elisângela Monteiro e Irlando Ferreira, com moderação de Elsa Garcia.
O II painel “Curadoria como Ferramenta de (In)visibilidade de Práticas Artísticas” estará a cargo de Paula Nascimento, Irineu Rocha e Graça Rodrigues, com moderação de Carlos Noronha. No mesmo dia será aberto o Salão Created in Cabo Verde, resultante do Salão de design 6.1 e Batik Resistência. E, às 18 horas, será lançado o livro “Grandes Conversas 2019/20” por Artur Marçal, Irlando e Rita Ratinho.
Mais tarde será dado a estampa o Catálogo Arkipelg na Praça Amílcar Cabral, seguido do desfile da Bandeira de São Filipe e atuação do DJ Piduca. A programação prossegue com o concerto “Município de S. Filipe” e, depois, ‘Urdi d’pôs d’ hora. As grandes conversas são retomadas no dia 01 de dezembro o painel “Emigração cabo-verdiana: uma visão cruzada na poética das ilhas”, com António Correia e Silva, César Monteiro, Dina Salústio e Inês Alves, com moderação de António Tavares.
O Centro Cultural do Mindelo recebe ainda, no mesmo dia, a terceira grande conversa com o painel Batik – Residência Criativa, com Sara Fonseca, Wagane Guye e Manuel Fortes, com moderação de Jair Pinto. Do programa consta ainda produção de farinha de pau, exposição Pasárga de Irineu Destourelles no Gare Marítima, desfile de S. João, dança e teatro com o grupo Raiz de Dragoeiro, atuação dos DJs Sarumawashi e Stakai, concerto “Município de Tarrafal e Urdi d’ pôs d’ hora.
Para 2 de dezembro, está agendada a apresentação do projeto Cota Zero pelo Diretor do CNAD, Artur Marçal, o programa Impulsiona com Sara Borges (Diretora Geral de Programas da Pró-Empresa) e o painel “Como uma visão integrada do setor criativo contribui para o desenvolvimento sustentável, tendo como oradores Abraão Vicente (MCIC) e Adalgisa Vaz (Secretaria de Estado do Fomento Empresarial).
No mesmo dia, será lançado o Salão Created in Cabo Verde – Urdi Júnior e a revista Umbigo, seguido de atuações de DJ Letra, concerto Luís Firmino e Urdi d’ pôs d’ hora. O encerramento está aprazado para o dia 4, pelas 19 horas, precedido do concerto “Djunga de Biluca”, com Nilton Gomes, Riza Sanches, Derrick Salomão, Kati Lima e Constantino Cardoso.