Serenata Produções revela cartaz da 12. edição do show “Vozes das Ilhas” marcado para sábado em S. Vicente
Onze artistas vão actuar este sábado, dia 27, na 12. edição de “Vozes das Ilhas”, um evento cultural da Serenata Produções. Todas as dez ilhas de Cabo Verde estarão representadas, incluindo a desabitada Santa Luzia, num espectáculo de duas horas de música tradicional no palco do Hotel Porto Grande, na Cidade do Mindelo.
Deste modo, Santo Antão será representada por Aline Lopes, a ilha de S. Vicente por Nilton Gomes, Lutchinha Leite e Vanduca, a terra de S. Nicolau será cantada por Bertânia Almeida, Sal terá a voz de Vanice da Luz, enquanto Boni Oliveira representa a chamada ilha das dunas (Boa Vista). Do Maio chega a voz de Jorge Tavares, a ilha de Santiago estará presente através do artista Zé Viola, do Fogo vem Yacine Rosa e da Brava o cantor Arlindo Rodrigues. Quanto a Santa Luzia, a ilha desabitada de Cabo Verde, terá também direito a um representante, mas, tal como nas outras edições, a organização prefere revelar a surpresa no show, que tem início marcado para as 21 horas.
O produtor Kicas Silva faz questão de lembrar que “Vozes das Ilhas” não é um concurso, mas sim um encontro nacional da música tradicional, onde gêneros como Morna, Coladeira, Batuque, San Jôn, Funana, Mazurka… são o prato principal. “Já há outras produtoras que fazem concursos de vozes e não vale a pena entrarmos nesta linha para não ficarmos a repetir conceitos”, frisa esse percussionista da Banda Serenata, enfatizando que o objectivo primordial é promover a música cabo-verdiana.
A realização do espectáculo depende em grande medida da comparticipação das Câmaras Municipais, que, segundo Kicas Silva, patrocinam as viagens dos artistas. Estes podem ser indicados pela organização, mas as autarquias têm uma voz activa na escolha do representante.
A estreia do evento, revela Kicas Silva, aconteceu em 2011, com um espectáculo experimental. Seria, no entanto, no ano seguinte que “Vozes das Ilhas” começaria a construir a sua marca, passando desde então a ser um dos espectáculos mais aguardados em S. Vicente. “Temos mantido a qualidade do show, que se tem revelado uma montra da música tradicional cabo-verdiana”, salienta a referida fonte. Por norma, cada artista interpreta duas músicas mediante uma pré-seleção de quatro a seis composições enviada para a organização.
O alinhamento do espectáculo ainda não foi revelado, mas os artistas iniciaram os ensaios na Cidade do Mindelo. Os bilhetes (mil escudos) já estão disponíveis no Mercado Municipal de S. Vicente (Rua de Lisboa), no Centro Cultural do Mindelo e no hotel Porto Grande.