O CNAD – Centro Nacional de Artesanato e Design recebe no próximo sábado, 13, o lançamento da Segunda Coleção de Banda Desenhada dos Países de Língua Oficial Portuguesa (BDPALOP). Antes, dia 10, será dada a estampa no Centro Cultural Amigos do Livros e, 11, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, ambos na cidade da Praia.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado à redação do Mindelinsite, este lançamento marca do regresso do BDPALOP a Cabo Verde, mais precisamente às cidades da Praia e do Mindelo, com uma serie de eventos de banda desenhada e animação, dedicados a públicos de todas as idades. É o resultado do segundo concurso de criação literária da BDPALOP, que contou com a presença de seis artistas cabo-verdianos. “Chegou o momento de apresentar as nove obras originais de banda desenhada desta nova coleção, que conta também com artistas de Moçambique e Angola”, informa.
Dos irmãos Tiago e Marco Rendall, prossegue, chegou a obra Oxi sobre os efeitos da poluição no planeta e da luta de um grupo de pessoas e seres sobrenaturais para os reverter. Enquanto que de Rogério Rocha e Aladyr de Oliveira nasceu o Clube das Assombrações, uma adaptação livre das tradições da cultura oral, folklore de fantasia e superstição do arquipélago de Cabo Verde.
Ainda: Alberto Fortes e Cassia Correia com a história de 14zinha, uma jovem que luta para lidar com a pressão de pares e as dificuldades em casa, na gestão das suas relações amorosas. Estes são, no entender dos promotores, motivos suficiente para não perder este lançamento. Para além da exposição, estão previstos conversas com os autores, sessão de curta-metragens de animação em parceria com o Festival Monstra em Lisboa e momento musical.
A BDPALOP, refira-se, é um projeto que está inserido no programa ProCultura TL, financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Os autores das obras lançadas durante a mostra foram beneficiados com bolsa de criação de 5 mil Euros, masterclasses e sessões de mentoria facilitadas por especialistas de BD de Portugal e do Brasil.
Trata-se de uma iniciativa de criação, divulgação e publicação de BD, criada com o intuito de fortalecer esta cadeia de valor e fomentar a leitura nos PALOP. Tem como parceiros operacionais, o Estúdio Criativo Anima (Moçambique), a Bomcomix (Angola), Jovem Tudo (Cabo Verde), e A Seita (Portugal).
Os promotores acreditam que, nos próximos anos, a BDPALOP se posicione como uma referencia internacional na divulgação e produção de BD de qualidade em África, e particularmente nos Palops, garantindo que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades, integrados numa estrutura profissional que incentiva a empregabilidade e a produtividade nesta área.