Samba Groove “convidado de honra” do “Percusounds Festival-2020”: Grupo satisfeito com promessa de apoio da CMSV
O Samba Groove será o convidado de honra do “Percusounds Festival-2020”, evento cultural que vai reunir 15 grupos de percussão e bandas de diversos países na Bélgica, de 14 a 16 de Agosto. Segundo Paulinho da Quíca, brasileiro responsável do grupo Batuqueria, organizador do festival, SG tem uma música de “altíssima qualidade”, pelo que vai “balançar o pessoal” e proporcionar “momentos excepcionais” ao público.
“O Samba Groove trabalha com instrumentos típicos brasileiros, mas com um toque cabo-verdiano especial, uma interpretação de muita qualidade, que é o que queremos”, comentou Paulinho, em conversa com Mindelinsite, sublinhando que o SG será o primeiro grupo cabo-verdiano a actuar no Percusounds Festival.
O Samba Groove, frisa este músico, poderá fazer até seis actuações na Bélgica, ministrar formações e dar palestras sobre a cultura cabo-verdiana. Para assegurar a presença dos 18 elementos do grupo mindelense e bailarinas, a organização promete dar todo o apoio logístico. “A música sem a dança fica a faltar alguma coisa, por isso há essa possibilidade de enriquecerem a caravana com dançarinos”, admite o brasileiro.
O convite foi oficializado ontem num encontro com o Presidente da Câmara de S. Vicente por um delegação do grupo Batuqueria, que está em S. Vicente para sentir a pulsação cultural da cidade do Mindelo. É hábito do grupo viajar, pelo que desta vez, segundo Paulinho, decidiram conhecer S. Vicente, uma ilha que, salienta esse percussionista, tem um Carnaval conhecido a nível internacional. “A nossa estadia tem sido formidável. É mais enriquecedora conhecer um lugar tendo como incentivo a troca cultural porque a música cria pontes e abre portas”, salienta Paulinho da Quíca.
O encontro com o autarca Augusto Neves foi considerado “excelente” e “surpreendente” por Beto, responsável do Samba Groove. É que o presidente da CMSV garantiu que a autarquia vai dar “todo o apoio” à deslocação do grupo à Bélgica no próximo ano. “Este é um projecto que ultrapassa o Samba Groove e temos de acreditar na palavra do presidente da CMSV. É para S. Vicente porque vamos promover a nossa cultura na Europa e fazer história porque seremos o primeiro grupo cabo-verdiano a participar no festival”, realça Beto, assegurando que a cerimónia de ontem deixou o grupo mais motivado, pronto a fazer a sua parte para ajudar nas despesas da deslocação.
Durante a sua estada em S. Vicente, o grupo Batuqueria vai fazer visitas a alguns grémios carnavalescos, assistir sessões de vídeo dos desfiles, fazer intercâmbios e ensaios com o Samba Groove, isto para um espectáculo que vão animar no dia 1 de Novembro, num evento organizado pelo Vindos do Oriente.