Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Reciclagem, Covid e Costumização inspiram desfile de estilista Macron e artesã Gilda

O estilista Manuel Conceição e a artesã Gilda Almeida são os criadores de um desfile de moda agendado para o dia 11 no pátio dos Salesianos, com trajes confeccionados com materiais recicláveis e pecas costumizadas. No total são 20 roupas, algumas de alta costura, que serão apresentadas no evento, na sua maior parte para as mulheres. Por esta razão, quase todos os modelos são femininos.

Intitulado “Moda, Covid-19, Reciclagem, Costumização e Alta Costura”, o desfile esta programado para durar cerca de uma hora e meia e, segundo Macron – nome artístico do estilista – os modelos vão usar máscaras e haverá cartazes disponibilizados pela Delegacia de Saúde sobre a Covid-19.

Publicidade

Vamos abordar a Covid e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. As roupas terão um bolso discreto na zona das costas, onde se pode guardar preservativos. Durante o desfile, um modelo retira o preservativo para chamar a atenção da assistência“, revela Macron, acentuando que o evento ira decorrer no pátio da Escola Salesiana, um local com ventilação e que permite a separação das cadeiras destinadas ao publico.

O cenário, acrescenta, será ornamentado com objectos produzidos através de materiais reciclados, em particular plásticos. Tratam-se de utensílios que podem ter usos diversos na cozinha, casa-de-banho e sala-de-estar. Os mentores pretendem aproveitar o evento para relançar um brinquedo antigo que apelidaram de “bai bo bem”.

Publicidade

Manuel “Macron” Conceição, 53 anos, e um estilista com anos de percurso. Afirma que foi o vencedor do primeiro concurso de moda internacional realizado por jovens criadores nacionais em 1996. Em 2001, acrescenta, participou na segunda Bienal de Jovens Criadores do Porto e no ano seguinte fez o seu primeiro desfile de moda.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo