Pub.
Pub.
CulturaEscolha do Editor

Quarenta cenas “vistosas” do Carnaval d’Soncent embelezam exposição do fotógrafo Zé Pereira no CCM

Quarenta das imagens mais impactantes do Carnaval 2019 captadas pelo fotógrafo Zé Pereira vão estar expostas de 1 a 29 de Fevereiro no Centro Cultural do Mindelo. O foco, como enfatiza o autor da exposição, foi seleccionar as cenas mais vistosas dos desfiles dos mandingas, grupos de animação e oficiais que saíram no ano passado e criar mais um ponto de atração do Carnaval 2020. 

Por enquanto Zé Pereira não escolheu um título para esta sua segunda exposição sobre o Carnaval d’Soncent, mas acha que poderá ser “Mindelando”, ou seja, “andando por Mindelo”, que é o nome de uma rubrica que costuma assinar no seu Facebook.

Publicidade

“Esta mostra é uma homenagem ao Carnaval de São Vicente e às tantas pessoas que dão muito de si para fazer essa festa acontecer. Neste sentido convidei a senhora Luíza Morazzo, ex-Presiente do Samba Tropical, a proferir algumas palavras na inauguração e estou a pensar convidar mais uma figura”, revela Zé Pereira, cuja paixão para o Carnaval foi despertada há cerca de três anos com o seu regresso à cidade do Mindelo, depois de passar boa parte da sua vida fora da ilha onde nasceu.

“O Carnaval nunca me disse nada. Saí de S. Vicente com sete anos, depois fui para Portugal, Angola e Praia, locais onde não tive contacto com essa manifestação. Só agora que regressei a S. Vicente é que me senti atraído por esta festa, muito por causa da fotografia e da energia que emana”, revela o fotógrafo, que teve uma experiência intensa com os “mandingas”, tendo registado momentos em todos os assaltos. Aliás, no ano passado fez uma exposição na Ilha d’Madeira, zona da Ribeira Bote berço de vários mandingas, para mostrar o resultado do seu trabalho.

Publicidade

“Mindelando”, caso seja este o título escolhido, é a segunda mostra do Carnaval deste fotógrafo. São 40 fotos em formato A2, impressas em vinil.

Kim-Zé Brito

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Sóncent tive um data dóne ta esperá pa bô, móda ele ta esperá sempre pa tude sês figje.
    Djóia ê que dzê e cantá – “Sóncent isnám oiá luz d’sol. Ele txmám pa sê colo. Pum bem crial um czinha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo