Cultura

Professores de diferentes níveis de ensino de S. Vicente expõem obras criativas na FAED

Obras de artes criativas de professores dos diferentes níveis de ensino em São Vicente, desde o pré-escolar ao superior, estão expostas na Faculdade de Educação e Desporto a partir de hoje e até o dia 3 de maio. A amostra, que integra o programa de actividades em comemoração ao Dia Nacional do Professor que se celebra esta sábado, 23, tem como lema “A docência, além da arte de ensinar”.

Estão expostas mais de 30 peças que mostram a “Real Art”, desde pintura na tela, esculturas, obras digitais, artesanato, de entre outras técnicas, que vem sendo preparadas desde o inicio do ano lectivo por todas as comunidades educativas da ilha, de acordo com informações avançadas pelo coordenador de Educação Artística da Delegação Escolar, António Silva, para quem objectivo é incentivar os docentes a apostar na sua auto-formação e valorizar as capacidades, habilidades e competências. 

A abertura da exposição foi presidida pela Delegado da Educação Jorge da Luz, que destacou o propósito de dar a conhecer as habilidades dos docentes. “Esta é uma oportunidade para os professores que são artistas de exporem os seus trabalhos e de categorizar as obras de arte. Foi neste sentido que desde o inicio do ano lectivo lançamos um apelo aos professores de todas as disciplinas para se envolverem nesta actividade. E hoje estamos a culminar com esta exposição, que mostra obras com qualidade e que engrandecem o mundo das artes em S. Vicente e em Cabo Verde”, declarou. 

Para Jorge da Luz, esta exposição é algo que a Delegação da Educação em S. Vicente coloca como um desafio de trazer o mundo das artes, cada vez mais, para as escolas e levá-lo à docência, para além de passar esta mensagem aos mindelenses em geral e a comunidade educativa em particular. “Pedimos aos professores para entregarem cada um uma obra, tendo em conta que são muitos que se dedicam as artes. Temos aqui professores de todas as áreas e níveis de ensino. É uma vitória estarmos aqui”, enfatizou o delegado, que se mostrou muito satisfeito com esta mostra. 

Por seu lado, o director do FAED mostrou-se particularmente feliz com este “regressar” dos docentes à esta faculdade, outrora Instituto Pedagógico e IUE. Albertino Martins destacou o legado e percurso feito ao longo da existência da instituição e, ainda mais a fundo, o Magistério Primário, que classificou de embrião e com tônica no ensino artístico. “Esta é uma das veias-mestras desta casa e que continuamos a apostar como uma via de conhecimento, formação, desenvolvimento humano e relacionamento com a comunidade. Este vosso regresso e vontade de fazer esta actividade aqui mostra que semeamos em terreno fértil. Mostra esta relação de partilha que conseguimos construir e que continua a fortificar e a dar frutos.”

Mas esta exposição de obras criativas dos docentes de S. Vicente é apenas uma das actividades programadas para celebrar o Dia Nacional do Professor. Do programa divulgado pela Delegação do Ministério da Educação constam ainda uma “Gala Cultural dos Professores” no dia 21 a partir das 19h30 na Academia Jotamont e uma passeata no dia 21, com concentração na Praça Dom Luís. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo