Cultura
Tendência

Natch integra cartaz do festival Imaterial de Évora e prepara “tour” por alguns países da Europa

O cantor Natch vai ecoar a sua voz rouca e potente no Festival Imaterial no dia 6 de outubro, na cidade de Évora, em Portugal. O artista, que lançou em junho o seu primeiro CD a solo, está a preparar-se na cidade da Praia para um espectáculo de cerca de duas horas. Para o efeito vai incluir outras mornas e coladeiras no repertório. Por estes dias, Natch tem estado em ensaios sob a direção de Manuel d’Candinho. Ele que será acompanhado no coro por Mindela.

Segundo o empresário Rachel Sylva, o convite foi formulado pelo português Carlos Seixas, após apreciar o show de Natch na edição deste ano da AME (Atlantic Music Expo), na cidade da Praia. “Ele disse-me que quer esse espectáculo no festival Imaterial e que Natch é um ícone cultural cabo-verdiano na sua plenitude, que deve ser cuidado”, relata Rachel Sylva. Este cozinheiro de profissão adianta que Natch está feliz por poder promover o seu trabalho além-fronteira, ele que há muito não saía de Cabo Verde.

 Aproveitando a viagem a Portugal, o empresário pretende fazer um mini tour por alguns países europeus com grande presença da emigração cabo-verdiana, após o festival Imaterial. Neste momento está a encetar contactos com algumas salas, mas, diz, ainda é cedo para divulgar os locais e países. Esta é uma oportunidade, segundo Rachel Sylva, para vender o disco lançado por Natch de mornas e coladeiras, intitulado Benção. “Tenho estado a dar o meu melhor para divulgar a potencialidade de Natch. Confesso que ainda tenho muito a aprender nesta área e não tenho problemas em pedir ajuda a quem for preciso. E tenho de reconhecer publicamente o apoio que tenho recebido da sra Jaqueline Sena, da Alliance Française do Mindelo, e de Ana José Charrua, produtora portuguesa que contratou Natch”, diz esse emigrante, que aprendeu a apreciar a Morna e a Coladeira a escutar as músicas que a sua mãe costumava ouvir e dançar quando ainda era criança. Confessa que ficou apaixonado pela voz de Natch, motivo que o levou a apostar no relançamento do artista.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo