Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Morabezateatro leva teatro educativo e preventivo às escolas de EBI de  S. Vicente 

O grupo Morabezateatro apresenta a partir do dia 19 deste mês uma peca teatral infantil, intitulada “Criança Cuidada” sobre a temática da violência sexual infantil, nas escolas do EBI em São Vicente. Esta sensibilização é promovida pelo programa “Kreditá na bo”, do Instituto Religiosas Adoradoras.

 Trata-se de uma peça teatral original e produzida e encenada para abordar o tema de forma a dar meios às crianças para agirem caso sejam vitimas ou se sentirem em risco, de acordo com a produtora artística do grupo, Silvia Lima. “‘Criança cuidada’ é encenada por três atrizes, no caso Elba Lima, Zenaida Alfama e eu, Silva Lima, e tem a duração de 25 minutos, podendo no entanto prolongar ainda mais consoante a interação com o público”, explica esta entrevistada do Mindelinsite.  

Publicidade

A história é contada a partir de um caso fictício de violência sexual exercida contra uma criança. “Partimos de uma festa de aniversário de uma criança de sete anos, na sua maioria primos. Estes ficam a espera de uma das primas, que não consegue participar e depois ficam a saber que ela foi para o hospital porque foi vítima de violência sexual. Através abordamos este tema e explicamos aos alunos os tipos de abuso que existem, como acontecem e o que podemos fazer para prevenir”, detalha. 

A peça, segundo Silvia Lima, foi escrita no ano passado, após um desafio lançado ao grupo pela Associação Criança Desfavorecida (Acrides), o programa “Kredita na Bo” do Instituto Religiosas Adoradoras e a Rede Local de Proteção à Crianças contra o Abuso e a Exploração Sexual. Desde o inicio, prossegue a entrevista, o propósito é levar este espetáculo às escolas do EBI.

Publicidade

Foi apresentado em setembro numa escola e na edição 2023 do Mindelact.“Entretanto agora, em 2024, o Instituto Religiosas Adoradoras conseguiu um financiamento do Gobierno de La Rioja, através do programa ‘Kredita na Bo’ e decidimos expandir às demais escolas do EBI de São Vicente a partir desta segunda-feira, 19. Serão, no total, 47 apresentações. Isto porque em algumas escolas temos de ir mais do que uma vez, caso não conseguirem juntar todos os alunos”, pontua. 

O Morabezateatro, refira-se, foi criado em 2011 por três atrizes, com a meta de conciliar em um único projecto o teatro, a educação e a sensibilização social. Aposta na animação, diversificação, criatividade e na diversão, mas também na recuperação de contos tradicionais, na educação artística, ambiental e social, e ainda na formação e no teatro de sensibilização social.

Publicidade

Do seu currículo constam várias pecas teatrais e Sketch, de entre os quais “Cmida Boa” em parceria com o projecto Aliança DHAA (2022), “Mar d’ nos Vida” com Ocean Week (2019) e “Curral Tortolho” com o projecto Rede Turismo Sustentável. Ainda: “Nha Tartaruguida (Ocean Week 2018), “Água-nossa” (Agência Nacional de Água e Saneamento), sketchs “Oli Kavala fresck” e “Ága na unha kasa” (projecto FASA em parceria com o Ministério do Ambiente), “Kavala pa metre (Kavala Fresk Feastival 2014 e 2015), “Sabe vivê”, de entre outros, sempre em parceria com instituições e serviços.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo