Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Mayra Andrade distinguida no Gana com “Lifetime Africa Achievement Prize”

Mayra Andrade foi distinguida com o prestigiado ‘Lifetime África Achievement Prize’ nos Millennium Excellence Awards, que aconteceu na noite de sábado, no Palácio do Rei – Palácio Manhyia em Kumasi, Gana. A cantora e compositora cabo-verdiana foi selecionada entre mais de 120 nomeados. 

Mayra Andrade venceu na categoria de Excelência Global em Música e Cultura, como reconhecimento às suas contribuições excepcionais para a música africana e identidade cultural no cenário global, conforme um comunicado da Millennium Excelente Foundation. “O ‘Lifetime África Achievement Prize’ é uma das maiores honras do continente, organizado pela ‘Millennium Excellence Foundation’”, diz.

Publicidade

O evento, sublinha a organização, é a mais prestigiada cerimónia internacional de entrega de prémios. Celebra realizações e excelências notáveis de africanos e cidadãos do mundo que sacrificaram as suas vidas, trabalharam incansavelmente e serviram o continente incansavelmente, dando contributos significativos para o desenvolvimento sócioeconómico de África desde 1900 d.C.

É o caso de Mayra Andrade, que é reconhecida pela sua arte que mistura tradições cabo-verdianas com afrobeat, jazz e pop global. A cantora e compositora tornou-se uma força cultural cujo trabalho ressoa muito além da indústria musical. As suas contribuições artísticas trouxeram a herança africana para o palco mundial e inspiraram uma geração  de criadores em toda a diáspora, reforça o comunicado. 

Publicidade

Para além de receber o prémio, Mayra fez uma apresentação ao vivo durante a cerimónia, acompanhada por Djodje Almeida à guitarra/violão. A sua participação foi um dos pontos altos do evento, reforçando o papel das artes na condução do diálogo, da unidade e da transformação em África.

Os Millennium Excellence Awards são um farol de integridade, legado e liderança, reunindo dignitários globais, agentes de mudança e visionários, para homenagear aqueles que moldam o passado, o presente e o futuro de África.

Publicidade

A cerimónia de entrega dos prémios foi presidida pelo Otumfuo Osei Tutu II, o Asantehene e Patrono vitalício da ‘Millennium Excellence Foundation’ e pelo Presidente da República John Dramani Mahama. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo