O Presidente da República, José Maria Neves, recebe esta quinta-feira, 04 de abril, às 11H00, a pequena Lauryn Rose Teixeira, tida como a primeira criança de ascendência africana/portuguesa a publicar um livro no Reino Unido e já com notável ativismo em frentes como afirmação negra, ambiente, cultura e indústrias criativas, empreendedorismo juvenil e desporto.
Lauryn vai à Presidência acompanhada pela mãe, a cabo-verdiana pesquisadora, doutoranda, palestrante de diversidade e mídia, radicada no Reino Unido, Cristina Cabral. A obra, intitulada “Lauryn, that’s Me: The Journey of a Powerful African Girl”, refere um comunicado da Presidência.
O documento revela ainda que o livro conta a história de Lauryn, uma menina de 9 anos de Londres, criada por uma mãe solteira, que se orgulha das suas raízes africanas portuguesas. Ela partilha a sua jornada de coragem, esperança, representação negra e amor-próprio, bem como o sonho de viver num mundo onde todos são tratados de forma igual.
“Lauryn, que com o seu multi-talento está a despertar grande notoriedade no Reino Unido, tem o seu livro disponível em grandes livrarias em Londres e em conceituadas plataformas digitais em 3 línguas: Inglês, português e espanhol”, observa o comunicado, acrescentando que a escritora está a terminar o seu segundo livro, dedicado a receitas culinárias, com recurso à Inteligência Artificial.
Ainda nesta quinta-feira, a Presidência da República recebe lançamento do livro “A Imprensa cabo-verdiana – 1820-1975″ de João Nobre de Oliveira. O ato terá lugar na Sala Beijing, no Palácio do Presidente da República, às 17h00. Trata-se da segunda edição, revista e ampliada pelo autor, que publicou a primeira edição em 1998, fixando, em livro, um rico historial da imprensa nacional.
A re-publicação tem o selo da Ilhéu Editora, com Alto Patrocínio do Presidente da República e financiamento da Imprensa Nacional. A apresentação estará a cargo do antropólogo Manuel Brito-Semedo.